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dc.contributor.advisorRazzolini Filho, Edelvino, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Valquiria de Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidadept_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T17:19:32Z
dc.date.available2021-06-17T17:19:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39531
dc.descriptionOrientador : Edelvino Razzolini Filhopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidadept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Diante da exposição em que as empresas passam diariamente, este trabalho busca chamar a atenção da sociedade para a importância da administração social responsável e o seu diferencial no mercado competitivo. O cenário empresarial brasileiro está sendo contagiado através deste processo. Atualmente por questões estratégicas e até mesmo de sobrevivência muitas organizações estão partindo das ações filantrópicas para a administração com responsabilidade social. Modelos de desenvolvimento de ações importantes e relevantes para conhecimento e a discussão da sociedade. Pelo fato de a responsabilidade social ter impacto direto sobre a reputação empresarial, as áreas de comunicação estão freqüentemente envolvidas, quando não liderando esta implementação nas empresas. Em outubro de 1997 surgiu nos EUA, lançado pela CEPAA – Council on Economics Accreditation Agency, a norma SA 8000, uma forma padrão de as empresas comprovarem que são socialmente responsável. A Responsabilidade Social nas Empresas teve seu início na década de 60, nos EUA, época em que este País, assim como outros desenvolvidos, ainda não conviviam com a gravidade dos problemas de ordem social atual, sendo motivado por uma maior conscientização de grupos da sociedade, frente à decadência de grandes centros urbanos, o aumento dos problemas ambientais, e o movimento contra o consumo inconseqüente e desenfreado. A cada ano que passa, a progressiva consolidação do processo de globalização econômica, torna o ambiente empresarial mais competitivo. E nesse processo tem ficado evidente, que os espaços para as empresas que não atuarem sob a fundamentação de princípios éticos, tenderá a ser gradativamente diminuído, e as mesmas poderão estar fadadas a serem excluídas do mercado, pois a idéia de que a razão de existir de uma empresa é somente gerar lucros aos seus acionistas, está sendo questionada. A responsabilidade social está contagiando o cenário empresarial brasileiro. Está em evidencia que um posicionamento socialmente responsável é um diferencial competitivo que traz bons resultados, nos últimos anos, esta idéia tornou-se uma questão estratégica, financeira e de sobrevivência para muitas organizações no País. Adotar uma postura socialmente responsável, não significa somente fazer ações de caráter filantrópico com a comunidade, mas também, assumir o compromisso com a qualidade de vida dentro das empresas com seus funcionários e colaboradores, manter o bom relacionamento com clientes e fornecedores num contexto de ética corporativa, ter qualidade de produtos e serviços, e qualidade total. O foco central da responsabilidade social é o comprometimento responsável e civilizado, com a satisfação e os anseios de todos os envolvidos com a empresa, da comunidade local e da sociedade como um todo. Em outubro de 1997 surge a norma SA 8000, composta por nove requisitos que tem como base as Convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações unidas sobre os Direitos da Criança. A certificação cobra ainda o cumprimento de leis locais. Em relação ao conteúdo está sendo conceituada a responsabilidade social nas empresas, o aumento da participação corporativa no Brasil, e exemplos de instituições ativas. Este nos parece ser um momento de reflexão diante do que está por vir e o comportamento atual.Há muitas informações sobre empresas responsáveis, cabe a cada uma desenvolver seu dever e desfrutar dos seus direitos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 15 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.titleResponsabilidade social nas empresas brasileiras : importância da cidadania corporativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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