Learn with Toby : um jogo educativo infantil para o ensino da língua inglesa
Resumo
Resumo : Com a expansão das tecnologias e a proximidade que as crianças estão tendo com elas desde cedo, propõem-se neste trabalho o desenvolvimento de um software educacional para o ensino básico da língua inglesa. O jogo proposto se chama Learn With Toby e é voltado para o público infantil, com faixa etária entre 3 e 8 anos, podendo ser utilizado tanto para obtenção de novos conhecimentos como para o complemento do aprendizado obtido dentro de sala de aula. O diferencial está na possibilidade do pai ou responsável pela criança (jogador) poder acompanhar o desempenho do mesmo por meio de um sistema de gerenciamento, feito pelo envio de e-mails contendo o aproveitamento obtido durante as jogadas realizadas. Entrevistas abertas com profissionais da língua inglesa foram realizadas para levantamento de requisitos funcionais e para auxílio da elaboração da fundamentação teórica, enquanto que para os requisitos não funcionais se utilizou a ErgoList, que considera critérios e práticas para a criação de boas interfaces para o usuário levando em conta tanto o quesito de usabilidade quanto o de ergonomia. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada uma metodologia híbrida, integrando características do RUP e do Scrum. Já para modelagem do jogo se utilizou o padrão UML 2. O Learn With Toby foi implementando na ferramenta Unity 3D e integrado ao banco de dados SQLite. Para a criação e edição de imagens utilizou-se a ferramenta GIMP, para gravação e edição das vozes o Audacity e para criação das músicas de fundo e efeitos sonoros do jogo o PXTONE Collage. Ao final do projeto, 2 (dois) dos 4 (quatro) profissionais entrevistados escreveram uma carta de feedback sobre o sistema, no que diz respeito a contribuição que o jogo pode trazer para o aprendizado dos alunos, bem como o estilo do jogo escolhido pode colaborar para isso. Ambos os entrevistados relataram que o Learn With Toby adotou uma estética de fácil entendimento por parte das crianças, e que o uso da associação de som e imagem, e também da repetição de conteúdo auxilia na fixação e memorização dos mesmos. Foi relatado também que o sistema de monitoramento é um diferencial do jogo, e é válido pois fica disponível apenas quando responsável sentir necessidade