Sobre a formação docente proposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação popular
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Data
2011Autor
Souza, Joseli Delgado Paschoal de
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Resumo : Esta pesquisa aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Pedagogia, no que se refere à formação do pedagogo que irá atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, discutindo em que medida a mesma proporciona condições para uma formação qualitativa. No que se refere ao aporte teóricometodológico optou-se pela análise documental articulada com estudos bibliográficos sobre a temática. O método de análise está pautado no materialismo histórico-dialético pelo qual se busca compreender a realidade como síntese de múltiplas determinações construídas na história. Como resultado esta pesquisa revelou que as mudanças na formação docente foram pouco expressivas, vez que priorizou atender as demandas de uma sociedade capitalista e produtivista, cujo objetivo é continuar formando mão-de-obra para o mercado, porém, na atualidade, um mercado mais exigente e especializado. O estudo buscou compreender a relação entre a concepção de formação proposta no documento analisado com a defesa da Escola Pública socialmente comprometida com as classes populares com a Educação Popular. Apesar de a educação em geral ser prioridade, as reformas educacionais voltadas à formação do professor, permanecem aquém daquilo que seria necessário transformar para que, realmente, houvesse um avanço na educação, pois um professor bem formado se constitui na mola propulsora para a construção de um país sob novas bases.