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    Inovação e desempenho : a relação entre empresas inovadoras e desempenho econômico-financeiro

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    R - T - ROBERTO LUIZ CUSTODIO REMONATO.pdf (2.801Mb)
    Date
    2015
    Author
    Remonato, Roberto Luiz Custódio
    Metadata
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    Subject
    Teses
    Administração
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: Atualmente as empresas não estão apenas interessadas na inovação por si só, o que elas querem é crescimento lucrativo —um equilíbrio eficaz entre o compromisso com os clientes e as empresas existentes e o investimento adequado em renovação. O objetivo desta tese é investigar a relação entre inovação e desempenho. Para isso aplica o modelo proposto por Linder (2006) às principais empresas inovadoras do Brasil, com selo ANPEI e com ações comercializadas na BM&FBOVESPA, para confirmar se há posição favorável em uma escala de crescimento rentável, para as empresas mais inovadoras. O modelo escolhido, o qual aparentou ser mais completo, abrangente e passível de ser aplicado dentro da indústria ou entre indústrias, no sentido em que classifica a empresa em relação a seus pares, lança uma visão sobre o passado – através da utilização de dois indicadores com retrospectiva histórica (crescimento nos lucros e crescimento das receitas), e sobre o futuro – utilizando um indicador com perspectiva futura que não é contabilizado por resultados operacionais atuais e representa a expectativa do mercado quanto ao desempenho da empresa no futuro (crescimento de valor futuro). Além disto, correlaciona a capacidade de inovação de uma empresa diretamente com a escala de crescimento rentável e consequentemente com o seu desempenho. Como conclusão e em resposta ao problema da pesquisa, o resultado obtido confirmou o apregoado por Linder de que não necessariamente as empresas na extremidade superior da escala apresentam as maiores taxas de crescimento de ganhos e, da mesma maneira, a outra extremidade da escala pode também, guardar surpresas adicionais, ou seja, o posicionamento das empresas pode variar quando colocadas em uma escala de rendimento crescente. Palavras-chave: Inovação, Métricas, ROI, Escala de Rendimentos Crescentes.
     
    Abstract: Currently the companies are not only interested in innovation by itself, what they want is profitable growth -an effective balance between the commitment to customers and the existing enterprises and appropriate investment in renewal. The objective of this thesis is to investigate the relationship between innovation and performance. For that applies the model proposed by Linder (2006) the major innovative companies in Brazil, with ANPEI seal and traded in BMF&BOVESPA confirms favorable position in a profitable growth scale (relative to peers in the industry). The model chosen, appears to be more complete, comprehensive and liable to be applied within the industry or between industries, in the sense that classifies the company relative to its peers and launches an insight into the past - through the use of two indicators with historical retrospective (growth in profits and revenue growth), and another on with future perspective - using an indicator that is not accounted for by current operating results and represents the expectation of the market as the company's performance in the future (future value growth). In addition, correlates the innovative capacity of a company directly with the profitable growth scale and hence with their performance. As a conclusion and in response to the search problem, the result confirmed the heralded by Linder that do not necessarily companies at the upper end of the range have the highest gains in growth rates and, similarly, the other end of the scale can also save additional surprise, i.e. corporate positioning may vary when placed on a profitable growth scale. Keywords: Innovation, Metrics, ROI, profitable-growth scale.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/37673
    Collections
    • Teses [87]

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