Interoperabilidade dos sistemas de informação no acompanhamento de obras públicas : um estudo de caso na Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná
Resumo
Resumo: A Administração Pública tem o dever de executar seus serviços norteados em cinco princípios básicos: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, garantindo a boa aplicação de recursos públicos e o atendendo as necessidades da população. O gerenciamento e acompanhamento de obras públicas requerem do administrador atenção especial para obter informações precisas sobre o andamento de contratos de modo a proporcionar que a obra ou serviço seja entregue dentro do prazo estipulado, com o menor custo possível e qualidade esperada. O tripé custo, prazo e qualidade é um recurso utilizado em organizações privadas, com base no sistema Toyota de Produção, ou Lean Office (Escritório enxuto), por proporcionar satisfação ao cliente, menos desperdício e reconhecimento à marca e nome da empresa. Para que este método funcione em favor da organização, a Tecnologia da Informação passou a ter fundamental importância dentro do ambiente de trabalho. Com os crescentes avanços na década de 1990 e a maior disponibilização de equipamentos, o investimento em Sistemas de Informação tornou-se obrigatório para a gestão do conhecimento e da informação transformando-se num ativo importante para se conquistar vantagens competitivas no mercado. Estes sistemas auxiliam a empresa nos mais variados níveis, desde o operacional até o estratégico, colaborando para que gestores e colaborados possam tomar as decisões adequadas frente a quaisquer situações, ganhando vantagem e poupando esforços. No âmbito da Administração Pública, por não haver concorrência, muitas vezes esse tipo de ferramenta e seu uso adequado são deixados de lado. Num estudo elaborado junto à Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná (SEOP/PR), foi possível constatar esta realidade. A má utilização e falta de interoperabilidade dos Sistemas de Informação disponíveis, ocasiona atraso no cumprimento de prazos, má fiscalização da aplicação dos recursos e falta de controle sobre os serviços executados nos empreendimentos do Estado. Abstract: The Public Service has a duty to perform their services guided into five basic principles: legality, impersonality, morality, publicity and efficiency, ensuring the proper use of public resources and addressing the needs of the population. The management and monitoring of public works administrator require special attention to accurate information about the progress of contracts in order to provide the work or service is delivered within the stipulated period, the lowest possible cost and expected quality. The tripod cost, time and quality is a resource used in private organizations, to be effective based on the Toyota Production System or Lean Office to provide customer satisfaction, less waste and brand recognition and company name. For this method to work towards the organization, the Information Technology now has fundamental importance in the workplace. With recent advances in the 1990s and the increased availability of equipment, investment in information systems became mandatory for the management of knowledge and information become an important asset to gain competitive advantages in the market. These systems help companies in various levels, from operational to the strategic, working so that managers and employees can make appropriate decisions in the face of any situation, gaining advantage and saving efforts. Within the Administration, because there is no competition, often this type of tool and its proper use are left out. In a study conducted by the State Department of Public Works of Paraná (Seop / PR), we could verify that fact. Misuse and lack of interoperability of information systems available, causes delays in meeting deadlines, poor monitoring of the implementation of resources and lack of control over the services performed in state enterprises.