dc.contributor.advisor | Azevedo, Ricardo Lessa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas | pt_BR |
dc.creator | Beltrame, Neusa Aparecida Munhak | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T17:17:01Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T17:17:01Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/34344 | |
dc.description | Orientador : Ricardo Lessa Azevedo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise e comparação da conservação predial de 12 (doze) colégios públicos estaduais, localizados na área urbana do Município de Cascavel/PR. O objetivo foi observar as características físicas de conservação de cada escola, apresentado um diagnóstico e apontando as principais causas da má conservação e soluções alternativas adotadas para preservação do patrimônio público. A coleta de dados foi realizada através de visitas in loco nos colégios, mediante documentação fotográfica e preenchimento de um formulário através de informações e observações efetuadas no local. A análise dos dados permitiu a identificação dos principais fatores que influenciaram nas condições de conservação das escolas estudadas. A falta de projetos educativos sobre a valorização do patrimônio público, falta de manutenção predial preventiva e periódica, e a falta de orientações através de manuais sobre as prioridades dos reparos foram apontados como principais agentes das más condições das escolas públicas, enquanto que o cenário da escola incentiva a violência escolar. Espera-se com as soluções alternativas para a conservação escolar adotadas por algumas instituições possam servir de referência para outros colégios. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper presents an analysis and comparison of conservation land to twelve (12) state public schools located in urban Cascavel / PR. The objective was to observe the physical characteristics of conservation of each school, made a diagnosis and pointed out the main causes of poor conservation and alternative solutions adopted for preservation of public property. Data collection was conducted through site visits at high schools, through photographic documentation and filling out a form with information and observations made on site. The data analysis allowed the identification of key factors influencing the conditions of conservation of the schools studied. The lack of educational projects on the valuation of public assets, lack of building maintenance and preventive periodic, and the lack of guidelines through manuals on the priorities of the repairs were cited as the main agents of poor public schools, while the school setting encourages school violence. It is expected that the alternatives adopted by some institutions for conservation education can serve as a benchmark for other colleges. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas - Projetos e plantas | pt_BR |
dc.subject | Edifícios públicos - Conservação | pt_BR |
dc.title | Conservação predial dos Colégios Estaduais do Municipio de Cascavel/PR | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |