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dc.contributor.advisorWojciechowski, Jaime, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorVrecchi, Rosângela Aparecida da Cunhapt_BR
dc.contributor.otherVrecchi, Mariely Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T12:01:01Z
dc.date.available2022-07-19T12:01:01Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33570
dc.descriptionOrientador: Jaime Wojciechowskipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Mariely Cristina Vrecchipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Quando se fala sobre software livre, logo vem em nosso pensamento, programa de computador gratuito, mas na verdade não é bem assim, software livre, quer dizer liberdade de manusear, executar, distribuir cópias e modificar. Compreender esses avanços tecnológicos se torna quase impossíveis pela velocidade com que novas ferramentas são lançadas no mercado. Eara tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com alunos e professores, sobre os principais softwares utilizados por eles, as dificuldades encontradas na utilização desses programas, onde, como e para quê são utilizados, além de qual o critério utilizado para se usar determinado software. D software livre vem como opção para auxiliar em uma construção do conhecimento empregando programas e recursos que possam afetar positivamente a educação ao mesmo tempo em que ensina os alunos a prática com as novas tecnologias, neste caso é a informática. D professor deve estar atento e estimular a criatividade do aluno, pois é o momento em que este tem para deixar sua criatividade fluir a emoção e lógica, enquanto desenvolve sua capacidade de interagir em meio à tecnologia que lhe é proposta.Espera-se cada vez mais, que os professores e os alunos deixem de lado o receio e passem a utilizar essas ferramentas, que busquem cada vez mais subsídios, adquirindo, assim, uma compreensão real da proposta de um software educativo, que não só na sala de aula, mas na sua rotina, possibilite estabelecer com o educando uma conexão clara do que é pretendido no trabalho com software educativo e demais tecnologias.Essa pesquisa visou obter informações sobre como esses programas computacionais mudaram ou poderiam mudar a prática pedagógica do professor, o conhecimento que tem sobre informática e qual o incentivo da escola para a aplicabilidade dos softwares em sala de aula. Segundo Teixeira (2003 ) , são várias as ferramentas que podem auxiliar os alunos no processo de aprender a aprender, e o uso do computador nesse processo é uma delas, servindo como um grande aliado, como um amplificador de capacidades, e segundo BARRETD (1999,p.216), ajudando a desenvolver a capacidade de aprender a aprender e personalizando a transmissão de conhecimentos no processo de aprendizado contínuo. Como uma das estratégias que pode vir a contribuir de forma significativa para a amenização deste quadro, identifica-se a educação como o principal elemento na formação de uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e no aprendizado, Cima, (2005)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.titleUtilização de softwares no preparo das atividades pedagógicospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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