O uso do laboratório de informática Paraná Digital na cooperação para uma educação de qualidade
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Teixeira, Irides Aparecida Cavalheiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Sabe-se que as novas tecnologias vieram para ficar e que muitas vezes cooperam para o desenvolvimento da educação sendo usadas para dinamizar as aulas tornando-as mais vivas, interessantes, participativas e mais vinculadas com a nova realidade de estudo. O presente estudo teve por objetivo investigar se o uso do laboratório de Informática do Paraná Digital coopera para o processo de ensino aprendizagem do Colégio Estadual Lindoeste. Além de identificar a forma de uso do laboratório e a existência de diferenças com o uso ou não de tecnologias para a educação. Para tanto se realizou o levantamento dos dados realizou-se a pesquisa com aplicação do questionário 30 professores e 100 alunos. Os dados foram tabulados e a partir dos resultados obtidos foram elaborados gráficos para melhor compreensão bem como para a realização da discussão destes resultados. Os resultados demonstraram que 100% dos alunos utilizam computador, dentro ou fora da escola e em sua maioria para pesquisas escolares, porém apenas 12% o fazem no ambiente escolar. O auxílio para o uso do laboratório é requerido por 54% dos alunos e 83% dos professores entrevistados. Tanto alunos quanto professores, quase que em sua totalidade confirmam que a implementação do laboratório de informática na escola tem contribuído para a aprendizado. Conclui-se que apesar de ser uma grande promessa tecnológica implementada na educação deve-se ter cautela no uso da informática, pois são necessárias pessoas treinadas e focadas na intenção do auxílio multimídia. Vislumbrando assim o concreto ensino-aprendizagem dentro da educação