dc.contributor.advisor | Valente, Aura Maria de Paula Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Prado, Eide Reati do | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T11:56:50Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T11:56:50Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33431 | |
dc.description | Orientador: Aura Maria de Paula Soares Valente | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a produção de um jornal escolar em Língua Espanhola, bem como verificar a viabilidade da aplicação do projeto, e analisar se esta mídia impressa pode ser um facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito a leitura e escrita na língua meta. A fundamentação do uso do Jornal na Escola centralizou-se em Freinet, educador francês que foi o primeiro a utilizar-se do jornal em sala de aula. Em se tratando de Língua Estrangeira a pesquisa se fundamentou nos PCNs-LE e Bakhtin focando no discurso como sendo objeto de comunicação e aquisição de um novo idioma. A aplicação do projeto se baseou na Pedagogia Histórico-Crítica, utilizando-se a leitura do livro de João Luiz Gasparin "Uma didática para a pedagogia Histórico-Crítica". | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mídia impressa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Jornal como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira - espanhol | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |