• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso do computador e CD ROM como ferramenta didático/pedagógica no processo ensino/aprendizagem de alunos portadores de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANGELA MARIA DEPIZZOLI PIVA.pdf (99.26Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Piva, Ângela Maria Depizzoli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de analisar a eficiência do uso do computador e CD ROM como ferramenta didático pedagógica com quatro alunos Portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) matriculados em uma turma de Alfabetização da Escola Especial Luz da Manhã, do município de Jundiaí do Sul - Paraná. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida, tendo como características a desatenção, inquietude e impulsividade de maneira exacerbada. A partir do início do trabalho pedagógico como professora desta turma em agosto de 2009, pôde-se observar que estes alunos não possuíam deficiência intelectual acentuada, porém, eram portadores de algum tipo de transtorno de aprendizagem, pois eram muito indisciplinados, desatentos e não tinham concentração. Para motivá-los na aprendizagem, foi iniciado o processo de alfabetização usando o Método das Boquinhas. Em matemática, os conteúdos foram introduzidos usando material concreto além da utilização de jogos pedagógicos diversificados que estimulavam a aprendizagem e ajudavam a manter a disciplina. Os alunos observados passaram pelo ensino comum e não obtiveram sucesso na aprendizagem devido à indisciplina, desatenção e falta de concentração, características de portadores desse transtorno. Estes possuem baixa autoestima, pois percebem seu fracasso escolar, devido à falta de diagnóstico e metodologia adequada na alfabetização. Para a elaboração deste estudo, foi realizada a pesquisa qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Através de atendimentos em uma hora semanal, para cada aluno, usando o CD Rom Soletrando Júnior para auxiliar na alfabetização e o Software Educativo Multidisciplinar Coelho Sabido Pré para desenvolver as áreas cognitivas a fim de que ocorra a aprendizagem. Os pais, professores e funcionários avaliaram o estudo através de um questionário. Os alunos investigados foram acompanhados através de duas avaliações diagnósticas relacionadas aos avanços na leitura e escrita
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33428
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV