Informática, Leitura e reescrita nas séries iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: Sempre estamos ouvindo ou lendo reportagens que falam da importância da leitura e de como os professores e as escolas são peças fundamentais para estimular o gosto da leitura em nossos alunos. E esta por sua vez acaba sendo superficial e como dever imposto. O professor deve ser entusiasta da leitura e entusiasmar o aluno, propiciando momentos para compartilhar ideias através de diferentes interpretações e debates das leituras feitas, indo além da leitura só pela leitura. Enquanto educadores de indivíduos críticos e reflexivos precisamos oportunizar a prática da leitura aliada à escrita, almejando a formação do leitor, partindo do pressuposto que a produção textual é essencial para a formação de um leitor consciente, contribuindo para a sua compreensão e interação com o conhecimento, tornando a informática sua aliada na busca do incentivo da leitura. Isso se dá através de livros disponíveis em sites específicos, com promoção de debates virtuais com colegas de outras escolas, pelo envio de sugestões de leituras a colegas, familiares e até outros professores. O presente trabalho buscou desenvolver nos alunos da 4ª série "C" do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho do município de Pontal do Paraná – PR, o interesse pela leitura, produção de texto e reescrita de histórias a partir do uso da internet, integrada com Artes Visuais, através do livro de literatura infanto-juvenil "Era uma vez Dom Quixote..." de Agustín Sánches Aguilar, uma adaptação da obra de Miguel de Cervantes e tradução Marina Colasanti