dc.contributor.advisor | Schlemer, Cris Betina | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Flora Lucirley Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T13:42:04Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T13:42:04Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33413 | |
dc.description | Orientador: Cris Betina Schlemer | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A escola é o espaço que há estrutura para atividades que envolvam interação e aproveitamento da capacidade de cada aluno. A tecnologia está presente em todos os ambientes e a escola já faz uso de muitos recursos tecnológicos como a TV, DVD, rádio, entre outros. Neste trabalho pretende-se abordar o uso pedagógico do rádio na escola e mais especificamente a radionovela. Muitas escolas estaduais do Paraná têm projetos de rádio, mas, no entanto sua aplicabilidade nem sempre é de cunho pedagógico. Após uma visita ao Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro foi possível observar que há suporte técnico para a melhoria do uso da rádio a qual é gerenciada pelos alunos do Grêmio Estudantil, todavia os alunos a utilizam apenas para recados e músicas na hora do intervalo. A partir dessa observação foi apresentado o projeto de inserir na grade programas diferenciados como a radionovela que pode ser utilizada como contação de histórias seja em capítulo único ou particionado. Para exemplificar a funcionalidade deste tipo de atividade foi selecionada a história do "Chapeuzinho Vermelho" que após a adaptação para roteiro e a escolha dos efeitos especiais e vinhetas foi feita a gravação e edição utilizando o software Audacity para que fosse apresentada durante a programação da rádio da escola. O rádio é a mídia que possibilita esta mistura de vozes e efeitos objetivando prender a atenção dos ouvintes de forma que vivenciem o texto dramatizado e sintam-se como participantes da história. Num momento em que estamos em meio à constante evolução da tecnologia e de uma cultura que é mais visual observa-se que o rádio resgata a sensibilidade e a concentração dos alunos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (2 arquivos) : 1 PDF + 1 arquivo de áudio. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/zip | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Radio na educação | pt_BR |
dc.title | O rádio como ferramenta pedagógica objetivando a melhoria do aprendizado | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |