Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlemer, Cris Betinapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Flora Lucirley Gomes dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T13:42:04Z
dc.date.available2022-07-22T13:42:04Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33413
dc.descriptionOrientador: Cris Betina Schlemerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola é o espaço que há estrutura para atividades que envolvam interação e aproveitamento da capacidade de cada aluno. A tecnologia está presente em todos os ambientes e a escola já faz uso de muitos recursos tecnológicos como a TV, DVD, rádio, entre outros. Neste trabalho pretende-se abordar o uso pedagógico do rádio na escola e mais especificamente a radionovela. Muitas escolas estaduais do Paraná têm projetos de rádio, mas, no entanto sua aplicabilidade nem sempre é de cunho pedagógico. Após uma visita ao Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro foi possível observar que há suporte técnico para a melhoria do uso da rádio a qual é gerenciada pelos alunos do Grêmio Estudantil, todavia os alunos a utilizam apenas para recados e músicas na hora do intervalo. A partir dessa observação foi apresentado o projeto de inserir na grade programas diferenciados como a radionovela que pode ser utilizada como contação de histórias seja em capítulo único ou particionado. Para exemplificar a funcionalidade deste tipo de atividade foi selecionada a história do "Chapeuzinho Vermelho" que após a adaptação para roteiro e a escolha dos efeitos especiais e vinhetas foi feita a gravação e edição utilizando o software Audacity para que fosse apresentada durante a programação da rádio da escola. O rádio é a mídia que possibilita esta mistura de vozes e efeitos objetivando prender a atenção dos ouvintes de forma que vivenciem o texto dramatizado e sintam-se como participantes da história. Num momento em que estamos em meio à constante evolução da tecnologia e de uma cultura que é mais visual observa-se que o rádio resgata a sensibilidade e a concentração dos alunospt_BR
dc.format.extent1 recurso online (2 arquivos) : 1 PDF + 1 arquivo de áudio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/zippt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectRadio na educaçãopt_BR
dc.titleO rádio como ferramenta pedagógica objetivando a melhoria do aprendizadopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples