Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Roberta Rafaela Sotero, 1982-pt_BR
dc.contributor.authorFrederico, Valeria Antunespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T17:51:22Z
dc.date.available2022-07-21T17:51:22Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33268
dc.descriptionOrientador: Roberta Rafaela Sotero Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho se propõe a estudar as interações empreendidas em um fórum de um curso a distância que é parte do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) 2009 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que compõe a Formação Continuada na modalidade EaD que a Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) oferece a seus professores. O objetivo do trabalho é evidenciar a implicação da interação do professor tutor com o uso das tecnologias de informação e comunicação, o computador e a Internet, como peça-chave para o desenvolvimento do curso. Foram analisados os registros de interação efetuados em um fórum do curso do Grupo de Trabalho em Rede, do PDE/Educação Especial/2009. O referencial teórico se baseia, entre outros autores, em Moore e Kearsley (2008) que destacam a interação entre os alunos que os leve a reflexão; em Axt (2006) discorrendo sobre interação dialógica; em Primo (2001, 2003) que trata da interação em ambientes educativos mediados por computador e Corrêa (2005) que destaca a dinâmica da interação social. Os resultados evidenciam que a tutoria não desempenha apropriadamente o uso do recurso em questão permitindo, nas considerações finais, o discorrer e o ressaltar que o professor tutor tenha claro o conhecimento do recurso tecnológico que está trabalhando com os cursistaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.titleInteração em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples