dc.contributor.advisor | Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.author | Frederico, Valeria Antunes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T17:51:22Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T17:51:22Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33268 | |
dc.description | Orientador: Roberta Rafaela Sotero Costa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar as interações empreendidas em um fórum de um curso a distância que é parte do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) 2009 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que compõe a Formação Continuada na modalidade EaD que a Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) oferece a seus professores. O objetivo do trabalho é evidenciar a implicação da interação do professor tutor com o uso das tecnologias de informação e comunicação, o computador e a Internet, como peça-chave para o desenvolvimento do curso. Foram analisados os registros de interação efetuados em um fórum do curso do Grupo de Trabalho em Rede, do PDE/Educação Especial/2009. O referencial teórico se baseia, entre outros autores, em Moore e Kearsley (2008) que destacam a interação entre os alunos que os leve a reflexão; em Axt (2006) discorrendo sobre interação dialógica; em Primo (2001, 2003) que trata da interação em ambientes educativos mediados por computador e Corrêa (2005) que destaca a dinâmica da interação social. Os resultados evidenciam que a tutoria não desempenha apropriadamente o uso do recurso em questão permitindo, nas considerações finais, o discorrer e o ressaltar que o professor tutor tenha claro o conhecimento do recurso tecnológico que está trabalhando com os cursistas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.title | Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |