dc.contributor.advisor | Kappaum, Eliz Silvana de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, Kleber Martins da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T12:59:16Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T12:59:16Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33223 | |
dc.description | Orientador: Eliz Silvana de Freitas Kappaum | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Apesar do advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar, um velho companheiro ainda esta presente nas salas de aula: o Livro Didático. Essa ferramenta é ainda uma das mais importantes no auxílio do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas, aproximando o aluno de um conjunto vasto de saberes, com uma linguagem fácil. A sua disseminação no espaço escolar para o Ensino Fundamental ocorre por uma política pública do Governo Federal, o Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) realizado a cada quatro anos, demandando somas vultosas de recursos públicos, fazendo com que um grupo seleto de editoras dispute o mercado com afinco. Esse trabalho busca refletir sobre os resultados pedagógicos da utilização do livro didático pelo professor em sala, articulado ao investimento que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Diante dessa política de disseminação de material didático, forja-se o problema da utilização pelo professor em sala, do Livro Didático de História. Na tentativa de jogar luz nessa questão foram utilizados questionários para professores e alunos de determinado estabelecimento de ensino, que apontam que o caminho na otimização do uso desse recurso é longo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | O livro didático de história como política pública | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |