dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso, apresentada à UFPR, como critério para a conclusão do Curso de Especialização em Mídias Integradas à Educação. O tema escolhido para a realização desta pesquisa foi "Qual a importância do uso do vídeo nas aulas de Biologia do Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Paranavaí?". Desenvolveu-se primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, que fundamentou a importância do uso do vídeo em sala de aula; aspectos positivos e negativos de sua utilização e finalmente, a sua importância para o ensino da Biologia, propriamente dito. Num segundo momento, foi aplicado um questionário aos professores de Biologia de 11 colégios estaduais de Paranavaí-PR, com o objetivo de identificar a freqüência do uso do vídeo nas aulas de Biologia e os aspectos pedagógicos relacionados à sua utilização. Todos os professores entrevistados afirmaram utilizar o vídeo nas aulas de Biologia e que esse uso lhes trouxe benefício para a prática pedagógica. Para os professores, o uso do vídeo nas aulas de Biologia é importante porque contribui nos seguintes aspectos pedagógicos: auxilia na fixação dos conteúdos de Biologia; demonstra processos biológicos; auxilia na ilustração/visualização dos conteúdos; auxilia no processo ensino/aprendizagem; desperta o interesse e motiva os alunos; torna as aulas mais dinâmicas; é um elemento facilitador; facilita o entendimento do conteúdo abordado; estimula a discussão; incentiva a pesquisa; aproxima o conteúdo da realidade e melhora o desempenho nas provas. Os conteúdos de Biologia nos quais os professores mais utilizam o vídeo em prática docente são: Citologia; Classificação dos Seres Vivos; Anatomia e Fisiologia Humana; Genética; Ecologia; Evolução; Embriologia; Histologia; e Origem do Universo. Quanto às dificuldades em usar o vídeo em sala de aulas, as principais são: equipamentos com problemas, dificuldade em encontrar vídeos adequados ao conteúdo; dificuldade em encontrar, baixa e converter vídeos; falta de sala de projeção e falta de tempo do professor. O vídeo quando utilizado pelo professor de forma consciente e planejada, atendendo objetivos pré-estabelecidos, é um excelente recurso pedagógico, facilitando o processo ensino/aprendizagem, mas para isso é fundamental a organização e o planejamento quanto ao uso deste | pt_BR |