Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLacerda, Gustavo Biscaia de, 1977-pt_BR
dc.contributor.authorSá, Edward Henrique dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Políticapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T17:03:09Z
dc.date.available2022-07-19T17:03:09Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33141
dc.descriptionOrientador: Gustavo Biscaia de Lacerdapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Sociologia Políticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Com laços sociais soltos, idealização da flexibilidade e uma demanda constante por mudanças, a sociedade moderna atual deriva da transformação de uma sociedade de produtores para uma sociedade de consumidores. Zygmunt Bauman chamou essa sociedade de líquida, em posição aos sólidos, que são rígidos. Através da manipulação de signos, o consumismo é um meio de o indivíduo moderno líquido criar uma identidade, tentar se filiar a um grupo. Dessa forma, para Baudrillard, a lógica desse consumo pode ser analisada tanto como um processo de significação quanto de diferenciação social. Símbolos de status e posicionamento hierárquico. A mudança constante que tem como objetivo final o consumo em si, trabalha com valores distintos daqueles almejados numa relação de confiança e compromisso mútuo, posto que estes são objetivos conquistados com o tempo, e não na velocidade de um saque no caixa automático. Por isso Sennettt coloca que esse modelo flexível da sociedade líquida corrói o caráter das pessoas. A sociedade líquida consumista valoriza o individualismo em detrimento do coletivo, da comunidade. Este senso maior de união, para Bauman e Sennettt, é um imperativo para um mundo mais seguro e tranqüilopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleModernidade líquida e consumismopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples