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    Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba

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    GISELE FERREIRA.pdf (476.2Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Ferreira, Gisele
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a permanência, enquanto tempo e espaço reservado aos educadores para estudos e desenvolvimento de ações voltadas ao planejamento do trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O foco de análise se volta para formação dos educadores que atuam na escola pública, considerando que esta é a escola que atende a maioria da população. Neste sentido, buscar-se-á compreender a questão da formação dos educadores inserida no contexto da sociedade capitalista, sociedade esta, marcada pelas contradições de classes. O tema formação dos educadores da educação infantil ganha importância no meio acadêmico, visto que recentemente essa modalidade de ensino passou a integrar a Educação Básica. É importante ressaltar que a formação de professores, em âmbito geral, nas últimas décadas tem suscitado vários estudos e discussões entre os educadores preocupados em contribuir para a efetivação de uma educação que se proponha à elevação cultural das massas e sua emancipação. O educador, profissional da educação infantil, necessita de formação, a qual tem sido delimitada pelos interesses da sociedade em que se insere, ou seja, a formação do educador tem sido demarcada por um mínimo necessário às necessidades da sociedade capitalista. Em consequência, o atendimento às crianças pequenas, filhas de trabalhadores, tem tido em sua maioria, um caráter assistencialista, pautado no cuidado. Importa destacar que é pela formação deste profissional, que atua na escola pública, que se estará também determinando a formação dos demais trabalhadores envolvidos no processo educativo, em especial, a formação dos pais das crianças. Os educadores de CMEI’s devem promover um diálogo crítico-reflexivo com as famílias, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos independente de sua classe tenham direito uma vida digna. CMEI e Família, por meio do diálogo, devem repensar qual educação queremos para as nossas crianças, visto que elas são os futuros cidadãos da nação. E ainda, devem propor um projeto contra-hegemônico de sociedade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33004
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

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