dc.contributor.author | Garcia, Luis Fernando Uria | pt_BR |
dc.contributor.other | Direne, Alexandre Ibrahim | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T15:57:55Z | |
dc.date.available | 2013-09-19T15:57:55Z | |
dc.date.issued | 2013-09-19 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/32124 | |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho é criada e proposta uma metodologia geral com um modelo de processos para a realização de sessões de aprendizagem, considerando um entorno colaborativo com interação síncrona mediada por ferramentas tecnológicas. Com a inclusão da tecnologia na educação, se observa que não é suficiente tornar as ferramentas disponíveis. Identificou-se uma carência de metodologias que guiem a criação de novas formas de projeto instrucional, baseado na interação por meio de ferramentas tecnológicas. Alem disso, evidenciou-se que as maiorias das plataformas de aprendizagem exploram somente uma interação assíncrona. Por isto é importante considerar fatores vantajosos como o feedback imediato de uma interação síncrona, para a realização de sessões de aprendizagem em um contexto colaborativo dentro de uma área do conhecimento. Assim, identificando ferramentas que permitem interação em tempo real e considerando as vantagens apregoadas de um enfoque sócio-interacionista para a construção de aprendizagens significativas, propõe-se um conjunto de fases, passos e atividades modelo, que guiam a implementação de atividades e estratégias colaborativas em tempo real dentro de sessões para o apoio ao processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos de computador | pt_BR |
dc.title | Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncronas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |