• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncronas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUIS FERNANDO URIA GARCIA.pdf (2.193Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Uria Garcia, Luis Fernando
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste trabalho é criada e proposta uma metodologia geral com um modelo de processos para a realização de sessões de aprendizagem, considerando um entorno colaborativo com interação síncrona mediada por ferramentas tecnológicas. Com a inclusão da tecnologia na educação, se observa que não é suficiente tornar as ferramentas disponíveis. Identificou-se uma carência de metodologias que guiem a criação de novas formas de projeto instrucional, baseado na interação por meio de ferramentas tecnológicas. Alem disso, evidenciou-se que as maiorias das plataformas de aprendizagem exploram somente uma interação assíncrona. Por isto é importante considerar fatores vantajosos como o feedback imediato de uma interação síncrona, para a realização de sessões de aprendizagem em um contexto colaborativo dentro de uma área do conhecimento. Assim, identificando ferramentas que permitem interação em tempo real e considerando as vantagens apregoadas de um enfoque sócio-interacionista para a construção de aprendizagens significativas, propõe-se um conjunto de fases, passos e atividades modelo, que guiam a implementação de atividades e estratégias colaborativas em tempo real dentro de sessões para o apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
     
    Abstract: In this work is created and proposed a general methodology with a process model for conducting learning sessions, considering a collaborative environment with synchronous interaction mediated by technological tools. With the inclusion of technology in education, it is observed that it is not enough to make the tools available. It was identified a lack of methodologies to guide the creation of new forms of instructional design, based on the interaction through technological tools. Furthermore, it was observed that the majority of learning platforms exploit only the asynchronous interaction. Therefore it is important to consider advantageous factors like the immediate feedback of a synchronous interaction, to conduct learning sessions in a collaborative context within an area of knowledge. Thus, identifying tools that allow real-time interaction and considering the touted advantages of a socio-interactionist approach to building meaningful learning, is proposed a set of phases, steps and activity model that guide the implementation of activities and collaborative strategies in real time within sessions to support the teaching-learning process.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/32124
    Collections
    • Teses & Dissertações [10510]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV