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dc.contributor.advisorRazzolini Filho, Edelvinopt_BR
dc.contributor.authorNhasengo, Bernardo Cândido Davidpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.contributor.otherPinto, Jose Simão de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2012-12-20T16:07:11Z
dc.date.available2012-12-20T16:07:11Z
dc.date.issued2012-12-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29048
dc.description.abstractResumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectGerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambiquept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleInformação como recurso para fortalecer a gestão organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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