• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf (9.442Mb)
    Data
    2012-12-20
    Autor
    Nhasengo, Bernardo Cândido David
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/29048
    Collections
    • Dissertações [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV