Navegação Teses & Dissertações por assunto "Lingua portuguesa - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
(2014)Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de reflexões teóricas e atividades práticas de uma pesquisa realizada sobre a égide da Linguística Aplicada, cujo escopo permitiu desenvolver articulações teórico-práticas ... -
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna
(2007)Resumo: Este trabalho analisa o debate em torno dos conceitos de norma lingüística e a preocupação com o ensino de língua portuguesa. O primeiro objetivo da pesquisa é verificar de que forma os lingüistas conceituam e ... -
A contrastive study of japanese and portuguese
(1987)Abstract : The objective of this dissertation is to examine the common syntactic errors made by Japanese people speaking Portuguese and to compare the linguistic systems of Portuguese and Japanese in relation to those ... -
Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
(2003)Resumo: Neste trabalho apresentamos um conjunto de ensaios sobre a educação bilíngüe para surdos tomando-a como um tema não apenas encerrado em teorizações lingüísticas formais, mas aprendendo-a em redes discursivas mais ... -
O gênero notícia no livro didático de português
(2006)Resumo: A presente pesquisa tem como objeto os livros de português aprovados no 1º Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e que se pautam pela exploração da leitura e produção de diferentes gêneros ... -
A gramática categorial e as orações coordenadas disjuntivas
(2001)Resumo : Esta dissertação tem o objetivo de demonstrar como uma gramática de base lexicalista, i. e., aquela que irá prever que de uma forma ou de outra, tudo está codificado no léxico, auxilia na descrição do fenômeno ... -
Leitura e escrita : a captura de um objeto de ensino
(1999)Resumo : Este trabalho se propõe a uma discussão teórica acerca dos problemas que afetam o ensino de língua portuguesa, em especial na sua modalidade escrita, apresentando proposta alternativa para encaminhamento de ... -
Letramento literário : ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental
(2012)Resumo : Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola na formação para o letramento literário. Observa uma turma de 4ª série do ensino fundamental municipal de Curitiba e registra as ocorrências em diários de campo. ... -
Livro didático público paranaense "lingua portuguesa e literatura" : o professor-autor e o gênero discursivo
(2012)Resumo: Esta pesquisa descritivo-explicativa tem como objetivo averiguar a relacao dialogica entre o Livro Didatico Publico Paranaense \Lingua Portuguesa e Literatura. (LDP-PR) e os livros representantes do genero discursivo ... -
Português para hispanofalantes no CELIN : uma alternativa para o ensino de gêneros escritos.
(2007)Resumo: Este trabalho analisa, com base nos critérios adotados pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), amostras das atividades de produção escrita propostas durante o segundo ... -
(Re)análise da referência de segunda pessoa na fala da Região Sul
(2004)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento de duas regras variáveis: na primeira delas, analisamos de que forma se dá a alternância pronominal tu/você na fala de informantes do corpus VARSUL dos ... -
Reflexões sobre tempo e aspecto nas línguas portuguesa e espanhola
(2001)Resumo: Esta dissertação trata da apresentação de algumas das principais teorias a respeito do aspecto verbal com base em alguns autores de língua inglesa, portuguesa e espanhola. O objetivo principal deste estudo é o de ... -
Seqüência de desenvolvimento de aquisição de português - língua estrangeira
(2003)Resumo : Este trabalho apresenta hipóteses sobre a aquisição de português língua estrangeira baseados na Teoria da Processabilidadede PIENEMANN (1998). Questões sobre a aquisição de língua estrangeira são revistas, os ... -
Tecnologias nas aulas de língua portuguesa : refletindo sobre a formação continuada dos professores
(2013)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como foi a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do ensino médio para o uso das tecnologias em um município da região Metropolitana de Curitiba, no Estado ...