Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 37
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor
(2019)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ...
Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
(2014)
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o discurso de licenciandos acerca da relação entre a linguagem do ensino de ciências e a linguagem da improvisação teatral, com o objetivo de observar que aspectos contribuintes ...
Formação continuada para uso de tecnologias em sala de aula : o que os professores querem
(2013)
Resumo: As transformações na sociedade da informação, influenciadas pela cibercultura e as tecnologias, entre outras mudanças, têm alterado o papel docente na construção do conhecimento, pelo aluno, em sala de aula. A ...
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)
Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ...
Um olhar para a sala de aula invertida : percepções dos professores da Educação de Jovens e Adultos a distância
(2018)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções dos professores da EJA EaD na metodologia de sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual e como a formação nesta ...
Profissionalização docente na educação de jovens e adultos : desafios da formação e identidade profissional
(2021)
Resumo: Tratar de formação de professores é uma preocupação constante de pesquisadores que atuam no campo da educação. Porém trata-la com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ter a certeza de encontrar resultados ...
Materiais produzidos pelo Ministério da Educação para orientar professores na direção de uma educação para relações étnico-raciais
(2014)
Resumo: A investigação teve como objetivo analisar a potencialidade dos materiais didáticos produzidos pelo Ministério da Educação - MEC em decorrência da sanção de políticas públicas de caráter afirmativo no período de ...
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
(2014)
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir de minhas experiências acadêmicas e profissionais
como psicóloga e professora surda. Utilizei a metodologia de História de Vida,
baseada em Josso, onde a narrativa escrita tem o papel ...
A práxis como fenômeno formador do/a docente
(2017)
Resumo: Este trabalho organiza e realiza investigações acerca da formação do/a professor/a em serviço, na perspectiva dialética que enfoca a práxis como fenômeno recursivo do trabalho docente, capaz de transformá-lo/a e ...