Search
Now showing items 1-10 of 37
Professores escritores de contos de aventuras : aprender a escrever para saber ensinar
(2021)
Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa, vinculado a linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, teve o foco na formação de professores, pois a ...
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ...
A importância da pesquisa para a formação continuada na prática pedagógica dos professores no ensino básico
(2016)
Resumo: Este trabalho se insere na linha de Pesquisa Formação da Docência. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Intencionalidade do professor em realizar estudos e pesquisas na prática cotidiana escolar. Tem ...
O professor em ação dramática na educação infantil : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba - Paraná
(2013)
Resumo: Este estudo dedicou-se a investigar quais saberes mobilizam a ação dramática de professores que atuam na Educação Infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram Courtney (2010), Nóvoa (1979, 1989), Slade (1978), ...
Um olhar para a sala de aula invertida : percepções dos professores da Educação de Jovens e Adultos a distância
(2018)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções dos professores da EJA EaD na metodologia de sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual e como a formação nesta ...
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)
Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ...
Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
(2015)
Resumo: O abandono nos cursos de nível superior, independente da área de formação, é um problema em todo o país e não apenas em uma única região. Algumas áreas, porém, se destacam mais do que outras, caso das ciências ...
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
(2009)
Resumo: Esta pesquisa toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais ...
Um estudo de caso comparativo entre a feira de ciências do litoral paranaense e a feira de ciências do semiárido Potiguar / RN : relações entre educação e meio ambiente
(2018)
Resumo: Este trabalho busca expor a importância efetiva da formação de professores da educação básica, no sentido de entender as relações ocorridas dentro do ambiente escolar que possam contribuir com os preceitos do DTS. ...