• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A relação entre cultura infantil e saberes da educação física na prática docente com crianças pequenas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Dissertacao Marcos Rafael Tonietto 2009.pdf (551.9Kb)
    Data
    2009
    Autor
    Tonietto, Marcos Rafael
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender como os saberes de professores de Educação Física se relacionam com a cultura Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que trabalham com crianças de 4 a 6 anos nas escolas de Ensino Fundamental. Na seleção de pressupostos teóricos buscouse estudos que entendessem a criança como um sujeito que coparticipa na cultura, entre eles Dahlberg, Moss e Pence (2003), Faria (1999 e 2005), Fernandes (2003 e 2005), Pino (2005), Sarmento (1997 e 2000) e Charlot (2000). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com sete professores que apresentam práticas pedagógicas bem sucedidas e foram organizados dentro de três eixos de analise: de onde provêm os saberes dos professores, quais as manifestações da Cultura Infantil estão presentes nas aulas de Educação Física e como estes professores compreendem as manifestações culturais presentes na movimentação das crianças pequenas. Na pesquisa foi possível concluir que, quando os professores procuram formas de ampliar seus conhecimentos sobre as crianças, passam a dar abertura as suas formas de expressão. Portanto, os jogos e brincadeiras foram formas de expressão das crianças, aceitas e utilizadas pelos professores. Sendo assim, os elementos da Cultura Infantil ? jogos e brincadeiras ? são utilizados pelos professores para desenvolver metodologicamente os saberes da Educação Física. Assim, a utilização metodológica destes elementos pode ser indício de que os saberes da Educação Física se relacionam com a Cultura Infantil, mas eles devem se estruturar através dos eixos propostos por Sarmento (2004): a reiteração, o lúdico, a fantasia do real e a interatividade. Conclui-se então que é no processo de assimilação da cultura pela criança que se enraízam os elementos da Cultura Infantil.
     
    Abstract: The present study had for objective to understand how the knowledges of teachers of Physical Education have a relation with the children's culture. The participants of the research were teachers of Physical education of the Municipal Net of Teaching of Curitiba, that work with children from 4 to 6 years in the schools of Fundamental Teaching. In the selection of theoretical presuppositions, sought studies that understand the child as a person who coparticipates in the culture, between them is highlighted in research studies of Dahlberg, Moss, e Pence(2003), Faria (1999 and 2005), Fernandes (2003 and 2005), Pino (2005), Sarmento (1997 and 2000) and Charlot (2000). The data were collected through interviews with seven teachers that present practices pedagogic good happened and they were organized inside of three axes of it analyzes: from where the knowledge of teachers come, which the manifestations of culture are in Child class of Physical Education and how these teachers understand the cultural demonstrations, in the movement of small children. In the research it was possible to conclude that, when the teachers have looking for forms of enlarging their knowledge on the children, they start to give opening their expression forms. In this way, the games and fun were forms of the children's expression, that everybody accept and are used by the teachers. Being like this, the elements of the Infantile Culture - games and fun - they are used by the teachers to develop metodologicamente know them of the Physical Education. Like this, the methodological use of these elements can be indication that you know them about the Physical Education link with the Infantile Culture, but they owe if it structures through the axes proposed by Sarmento (2004): the reiteration, the lúdico, the fantasy of the real and the interativity. We can concluded that is in the process of assimilation of the culture for the child that the elements of the Infantile Culture can be characterize.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/20695
    Collections
    • Teses & Dissertações [10502]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • A formação continuada de professores de educação física no Estado do Paraná como possibilidade de avanços para uma educação antirracista 

      Cruz, Francine (2025)
      Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as perspectivas dos professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná em relação à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e desenvolver, a ...
    • Mobilização para o saber, discurso pedagógico e construção de identidades : uma análise do livro didático público de Educação Física do estado do Paraná 

      Marangon, Davi (2009)
      Resumo : Estudo de caso sobre o processo de constituição da mobilização para o saber no discurso pedagógico substancializado no Livro Didático Público de Educação Física destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do ...
    • Em busca de um professor especializado : a constituição da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1934-1945) 

      Corrêa, Cahuane (2024)
      Resumo: O surgimento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contribuiu para o enriquecimento da área a que se destina, a partir de uma tentativa de sanar a carência de professores capazes de ministrar tais ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV