Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 546-565 of 900
-
Magistério e casamento : memória e formação no Colégio de Educação Familiar do Paraná (1953-1986)
(2000)Resumo: O objetivo norteador deste trabalho foi a constituição principalmente a partir da memória da trajetória desta instituição: O Colégio de Educação Familiar do Paraná - um estabelecimento de ensino católico de Curitiba, ... -
Manipuladores de produtos cárneos : riscos à saúde pública - proposta de educação continuada
(1984)Resumo: O comércio internacional de alimentos, particularmente o dos. alimentos proteicos de origem animal, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. As tendências de mercado permitem esperar, inclusive, que, por ... -
A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
(2015)Resumo: O problema de pesquisa que orienta essa dissertação se concentra na relação entre a Marcha das Vadias de Curitiba e a escola. Esta relação diz respeito tanto a presença da Marcha das Vadias de Curitiba em algumas ... -
Maria Nicolas : além do bê-a-bá : a trajetória profissional de uma normalista negra no Paraná (1906-1938)
(2022)Resumo: O presente trabalho objetiva investigar a trajetória escolar e profissional da normalista negra paranaense Maria Nicolas (1899-1988). Para tal se reflete acerca das estruturas e normas e de seu espaço de vivência. ... -
Materiais e/ou equipamentos para o movimento do corpo da criança : análise de documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a educação infantil
(2022)Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como as orientações de uso dos materiais e/ou equipamentos, apresentadas nos documentos do Ministério da Educação do Brasil (MEC) para a Educação Infantil, abordam o movimento ... -
Materialidade(s) e os bebês : um estudo sobre suas ações e a construção do espaço da creche
(2020)Resumo: Este estudo tem por objeto de pesquisa o processo de construção do espaço da creche a partir de uma análise das materialidades e das ações dos bebês. A investigação sustenta-se em um quadro teórico interdisciplinar, ... -
Maternidade no Paraná, uma questão de vida e morte : uma análise das práticas de saúde
(1991)Resumo: A presente dissertação tem como finalidade o estudo da mortalidade materna, ou da morte de uma mulher devido a qualquer causa durante a gravidez, parto e puerpério, ou dentro de 42 dias que se seguem ao final da ... -
"Mão da limpeza" : identidade e saberes de trabalhadoras negras de unidades educacionais municipais de Curitiba-PR
(2021)Resumo: Nesta pesquisa busquei, por intermédio da escuta de narrativas das histórias de vida de mulheres negras trabalhadoras em serviços de limpeza e conservação de unidades educacionais municipais de Curitiba, apresentar ... -
A mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexão
(1994)Resumo: A finalidade das instituições escolares é o conhecimento e a sua transmissão. Entre os diferentes tipos de saber, o conhecimento científico tem lugar de destaque. Ora, o currículo escolar é o organizador dos conteúdos ... -
Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
(2013)Resumo: A pesquisa que dá suporte a esta dissertação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como participantes duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, e foi realizada essencialmente no espaço ... -
Medida de incidência e fatores associados à evasão em cursos de graduação
(2018)Resumo: A educação, em todos os seus níveis de ensino, deve ser compreendida como um direito social, humano e universal que deve ser efetivada por meio da promoção de condições de acesso, permanência e conclusão. A evasão ... -
Memória, oralidade e escolarização : os discursos produzidos sobre práticas escolares e relações de afetividade na Escola Confessional Batista Graciosa (1981-2003)
(2016)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as narrativas de memórias de ex alunos, professores e ex-professores da Escola Graciosa, instituição confessional protestante de educação básica, de origem leta, situada ... -
Meninos de rua e Educação Artística : um projeto de integração universidade-comunidade
(1983)Resumo: Como os demais setores da Educação, as atividades artísticas visam à promoção humana e, portanto, não devem ser direcionadas apenas a uma elite privilegiada. Elas devem dirigir-se no sentido da construção do homem, ... -
Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
(2023)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais características teóricoepistemológicas de teses e dissertações sobre políticas de avaliação em larga escala da alfabetização, defendidas em programas ... -
Metáforas quânticas para interpretar o currículo : um desdobramento hermenêutico
(1995)Resumo: Esta dissertação descreve a trajetória que percorri para compreender o currículo utilizando a Teoria Hermenêutica e metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica. Recorro à leitura de vários textos, destacando ... -
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
(1988)Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento ... -
Metodologias ativas para a construção do conhecimento matemático : entendimentos de professores
(2023)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, para responder ao problema de ... -
Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
(1981)Resumo: O presente estudo analisa o Método Erasmo Pilotto, que abrange a metodologia da alfabetização e o respectivo treinamento como um todo integrado. O propósito essencial ê demonstrar os resultados da experiência ... -
O método Montessori-Lubienska no Colégio Sion, Curitiba (1956-1969) : entre táticas e estratégicas
(2020)Resumo: O presente trabalho busca a identificação de táticas e estratégias empregadas no processo de implantação do método montessori-lubienska no Colégio Sion de Curitiba, entre 1956 e 1959. A construção desta narrativa ... -
Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
(2015)Resumo: Este trabalho é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gomez. Na esteira das teorias ...