Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 93-111 of 900
-
A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
(2021)Resumo: Desde a década de noventa do século passado se assiste a uma intensificação de disputas, tanto sobre o sentido formativo, quanto sobre as formas de oferta e financiamento em torno do Ensino Médio. Tais disputas são ... -
Bases teóricas para diretrizes curriculares da educação religiosa na pré-escola, um enfoque de educação integrada ecumênica destina à escola pública
(1982)Resumo: Esta dissertação caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo fornecer bases teóricas para a elaboração de diretrizes curriculares, destinadas à educação religiosa do pré-escolar, na rede oficial ... -
A biblioteca do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto : acervo e leitura na formação do conhecimento histórico dos alunos do magistério
(2001)Resumo: Analisa o acervo da Biblioteca do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto de Curitiba, incluindo sua constituição e as possibilidades de leitura decorrentes do mesmo. A pesquisa do material de ... -
A bioética em uma sociedade neoliberal : fundamentação e análise crítica para uma proposta do ensino da bioética na formação do médico
(2003)Resumo: Esse trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, cujo título é: A Bioética em uma sociedade neoliberal: Fundamentação e análise crítica para uma ... -
A bixa-preta na escola e nas redes sociais : da afetividade de uma vida à hipersexualização de um corpo
(2019)Resumo: RESUMO A partir dos campos teóricos dos Estudos de Raça e dos Estudos de Gênero e Sexualidade, discuto nesta pesquisa a construção da afetividade de bixas-pretas na educação infantil, o preterimento afetivo e a ... -
Branquitude na educação infantil : um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis
(2018)Resumo: Nesta dissertação me propus a compreender a branquitude (a identidade racial atribuída às pessoas brancas) como prática de poder expressa nas experiências educativo-pedagógicas da educação infantil em uma Unidade ... -
O brincar em experiências de iniciação esportiva da escola : um estudo com crianças pequenas
(2023)Resumo: A presente pesquisa trata de uma investigação interpretativa, realizada com 11 crianças entre 5 e 7 anos de idade, nas aulas de iniciação esportiva de um colégio particular de Curitiba/Paraná e teve como objetivo ... -
O brincar na educação infantil : teoria e prática na formação e visão dos professores
(2023)Resumo: As práticas docentes adotam diversas tendências pedagógicas como norteadoras no desenvolvimento dos programas de Educação Infantil. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a visão e as práticas relativas ... -
O brincar no cotidiano escolar : entre regras e ressignificações de tempos e espaços livres
(2023)Resumo: Esta pesquisa propõe investigar como e quando as crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Curitiba brincam. O objetivo geral foi analisar as formas do brincar no cotidiano escolar. Os objetivos específicos ... -
Bullying e a autocontinuidade de adolescentes
(2019)Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar se existe relação entre a autocontinuidade e os comportamentos de agressão e vitimização entre adolescentes brasileiros, no contexto escolar. Participaram desta pesquisa ... -
O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
(2017)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo geral conhecer como os estudantes do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Curitiba, estado do Paraná concebem o bullying e o impacto no seu desenvolvimento ... -
C e surdez no contexto escolar
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve por objetivos examinar as características do bullying envolvendo surdos e ouvintes, além de descrever a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os estudos surdos, em especial ... -
Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
(2000)Resumo: A partir de uma reflexão sobre o conceito de letramento este estudo enfoca um dos fatores envolvidos no desenvolvimento do letramento: a relação entre ler e escrever textos narrativos. Os sujeitos da pesquisa foram ... -
Os caminhos do ensino de graduação em enfermagem na cidade de Curitiba, de 1953 a 1994
(1999)Resumo: Estudo de natureza histórica e qualitativa, de caráter regional, que analisa o ensino de graduação em Enfermagem, na cidade de Curitiba, quanto à sua origem, evolução e expansão, no período de 1953 a 1994. Utiliza-se ... -
Campus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil
(1982)Resumo: Esta dissertação discute a filosofia das Universidades do Brasil - colonizadas - contrapondo-lhe uma Universidade Brasileira, culturalmente nacionalizada, através do Projeto Rondon e do Campus Avançado que a maioria ... -
O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
(1992)Resumo: A ideia de resgatar o canto nas escolas de 1º e 2º graus como elemento ativo no processo de educação estética, apoia-se no levantamento das formas de composição musical abarcadas pela Evolução da Música enquanto ... -
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas
(2023)Resumo: O aprendizado é algo importante em todas as idades, pois nos permite a oportunidade de vivenciar uma educação continuada e com mais saúde. Dentre as atividades artísticas, a música, no canto coral, cria a possibilidade ... -
"Canto num deserto sem sombra" : configurações de uma jovem nordestina em Araucária-PR
(2022)Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar aspectos das configurações sociais e territoriais de uma jovem nordestina em Araucária/ PR, a partir da articulação dos conceitos de juventude, território, cidade e redes ... -
O caráter público da escola : pauta para uma exploração conceitual em distintos contextos - o caso francês e o caso brasileiro
(1988)Resumo: Esta pesquisa constitui subsidio para a sistematização da história da educação pública, com base na exploração conceituai do "caráter público" da escola na França e no Brasil. Os resultados alcançados dão ao estudo ...