A mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexão
Resumo
Resumo: A finalidade das instituições escolares é o conhecimento e a sua transmissão. Entre os diferentes tipos de saber, o conhecimento científico tem lugar de destaque. Ora, o currículo escolar é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino e, portanto, é o mediador deste conhecimento. Colocadas estas pressuposições, quer-se empreender uma busca de reflexão para determinar o modo pelo qual o currículo faz esta mediação. O objetivo deste estudo é, pois, de descobrir os "mecanismos" internos e externos, sejam pedagógicos, políticos ou epistemológicos, que orientam a escolha dos conhecimentos ou do saber escolar. Para fazer a análise, a Dissertação foi dividida em três partes. Na primeira parte estuda-se a concepção, os fundamentos e os diversos paradigmas curriculares considerados no Brasil. Esta exposição pretende fornecer instrumentos críticos para melhor compreender a questão: quais os mecanismos subjacentes à mediação curricular do saber. Este capítulo termina com um breve resumo sobre a história do currículo no Brasil que são embasados em TYLER, Michael APPLE, HABERMAS. A segunda parte trata especificamente do conhecimento em geral, do conhecimento científico e do saber escolar em particular. Faz-se isto do ponto de vista fenomenológico e com uma referência especial a FEYERABEND. Finalmente, o terceiro capítulo, a parte final, responde ao problema colocado, isto é, como se faz a seleção dos conteúdos de ensino na planificação escolar. Para isto identificam-se critérios de seleção e seus fundamentos. Conclui-se com diretrizes para uma política de conhecimento e de formação dos professores visando uma escola democrática e mais justa.
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