Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
Resumo
Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento pela criança. Para tanto redescobre o pensamento de MARIA MONTESSORI, a partir do qual foram criados os materiais de desenvolvimento, e entre esses os específicos para o ensino de Matemática. Busca-se nas implicações da teoria de PIAGET, cujas fases do processo construtivo do conhecimento aceitam-se corro posto, e na teorização de Z.P. DIENES sobre o aprendizado de Matemática a fundamentação científica para a respectiva metodologia. Isto torna o material montessoriano atualizado e compatível com o momento escolar no que diz respeito à atividade em sala de aula e a questão metodológica fica associada á formação da criança pela vertente do seu pensamento. Do mesmo modo, desenvolve-se estudo sobre a pedagogia montessoriana, buscando resgatar a pessoa que existe no processo educativo, como também o fundamento que envolve a ação docente como decorrência de sua filosofia que considera a criança em sua totalidade. Este trabalho visa não só auxiliar o professor de magistério, e licenciaturas como também orientar o professor das séries iniciais do primeiro grau em sua atividade didática diária. Abstract: By using the analysis of the logic structures found in Montessorian materials, this work will develop a teaching process for math initiation with emphasis on the process of learning construction handled by the child. In order to achieve this purpose it will focus on MARIA MONTESSORI's thoughts, the ones which influenced the development of such instruction materials, oriented to math studies. It will also use PIAGET's theories, by accepting his approach on the construction process, and the theories of Z. P. DIENES of math learning - both to better outline the aforementioned methodology. This makes the montessorian materials on updated tool and compatible to the scholar momentum, relative to what is worked on in class, and the methodological issue becomes associated with the formation of the child through means of thought. On the same token a study of the montessorian pedagogy is developed, in search for a more person-oriented education, as well as the fundamentals which involue the teaching process as a result of a philosophy which takes into account the child as a whole. This work is aimed not only to help teachers of Jr. Schools and graduation courses, but also orient them in terms of their day-to-day activities in classroom.
Collections
- Dissertações [909]