O brincar na educação infantil : teoria e prática na formação e visão dos professores
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Data
2023Autor
Monteiro, Fernanda Cândido Figueiredo
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Resumo: As práticas docentes adotam diversas tendências pedagógicas como norteadoras no desenvolvimento dos programas de Educação Infantil. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a visão e as práticas relativas ao brincar aplicadas por educadores da rede de Educação Infantil do Município de Curitiba, Estado do Paraná. Foi realizada uma revisão de literatura para conhecer as produções dos autores clássicos com foco no brincar como uma das principais abordagens no processo de ensino na primeira infância. Para tanto, foram estudados Vygotsky (1998, 2014), Steiner (1995, 2012, 2013, 2014), Piaget (2017) e Montessori (1965, 2021) e mapeados os achados produzidos de forma sistematizada, identificando o cenário atual na literatura. O método de investigação adotado para esta pesquisa foi do tipo qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória de natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, aplicado aos docentes da Educação Infantil. Para a análise qualitativa dos dados foi utilizada a Análise Interpretativa. O resultado identificou como os docentes da Educação Infantil compreendem o brincar em suas práticas pedagógicas diárias e como a formação inicial e continuada interfere nesse processo. Abstract: Teaching practices adopt several pedagogical trends as guidelines in the development of Early Childhood Education programs. Therefore, this study aimed to analyze the vision and practices related to playing applied by educators from the Early Childhood Education network in the Municipality of Curitiba, State of Paraná. A literature review was carried out to know the productions of classic authors with a focus on playing as one of the main approaches in the teaching process in early childhood. To this end, Vygotsky (1998, 2014), Steiner (1995, 2012, 2013, 2014), Piaget (2017) and Montessori (1965, 2021) were studied and the findings produced in a systematic way were mapped, identifying the current scenario in the literature. The investigation method adopted for this research was qualitative, with a descriptive-exploratory approach of an interpretive nature. Data collection was carried out through an online questionnaire, applied to teachers of Early Childhood Education. For the qualitative analysis of the data, the Interpretative Analysis was used. The result identified how kindergarten teachers understand playing in their daily pedagogical practices and how initial and continuing education interferes in this process.
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