"Canto num deserto sem sombra" : configurações de uma jovem nordestina em Araucária-PR
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Cabrera, Luiz Henrique Vignola, 1993-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar aspectos das configurações sociais e territoriais de uma jovem nordestina em Araucária/ PR, a partir da articulação dos conceitos de juventude, território, cidade e redes de interdependência. Partiu-se, desse modo, da seguinte pergunta de pesquisa: Como, após 10 anos das imigrações de trabalhadores para as reformas da REPAR, se tecem aspectos sociais e territoriais nas configurações de uma jovem imigrante em Araucária-PR? Assim, após realizar um estudo exploratório com questionários que foram respondidos por 252 jovens de 14 a 21 anos de idade, preenchidos em igual número por dois colégios de Araucária (Colégio I e Colégio II, localizados nos bairros Centro e Capela Velha, respectivamente), os dados foram categorizados e analisados segundo Bardin (1977), chegando a duas conclusões importantes para o prosseguimento da pesquisa: existem em ambos colégios jovens imigrantes vindos de outras regiões do país, e existem diferenças nos problemas sociais apontados por eles e pelos não imigrantes. Em um segundo momento, para aprofundar a investigação por meio de entrevistas e observações, entrei em contato com vários jovens (por WhatsApp, ligações telefônicas, chamadas de vídeo etc) mas, pelo momento ser o de pandemia da Covid-19 e pelo pouco acesso dos jovens à internet, consegui me aproximar somente de Ana, única jovem que esteve animada em continuar mantendo contato. Após a transcrição das conversas e análise dos dados, evidenciou-se várias formas de exclusão que se mostraram interseccionais, interdependendendo diferentes questões que incidiam na sua condição de jovem imigrante, nordestina, negra e com pouca condição econômica. Tratou-se de uma configuração que demonstrou que sua posição e poder nas redes de interdependências a levou a negociações, mas, também, muitas vezes à exclusão. A análise revelou que mesmo passado mais de 10 anos das imigrações para Araucária-PR, a estigmatização de Ana ainda influi diretamente em sua vida. Estando, muitas vezes, em posição outsider, a jovem vivencia territórios que discriminam a sua cultura, além de territórios e relações produtoras de machismo, racismo e elitismo. Mas, a educação apresentou-se também como a possibilidade de acumular poder, se reterritorializando, e equilibrando um pouco mais a balança de poder de suas redes para assumir novas posições sociais. Abstract: This dissertation aims to analyze aspects of the social and territorial configurations of a young Northeastern woman in Araucária, from the link of the concepts of youth, territory, city, and networks of interdependence. Therefore, it started with the following research question: How, after 10 years of worker migrations for REPAR reforms, social and territorial aspects are weaved into the configurations of a young immigrant in Araucária-PR? Thus, after carrying out an exploratory study with questionnaires that were answered by 252 young people between 14 and 21 years of age, completed in equal numbers by two schools in Araucária (Colégio I and Colégio II, located in the Centro and Capela Velha neighborhoods, respectively), the data were categorized and analyzed according to Bardin (1977), reaching two important conclusions for further research: In both schools, young immigrants are coming from other regions of the country, and there are differences in the social problems pointed out by them and by non-immigrants. In a second moment, to deepen the investigation through interviews and observations, I contacted several young people (via WhatsApp, phone calls, video calls, etc.) of young people on the internet. I was only able to get close to Ana, the only young woman who was excited to keep in touch. After the transcript studies of the dialogues and data of exclusion the young and intersectional issues that focus on their immigrant situation, black and with the poor economic situation. Dealt a configuration that demonstrated that her position and power in the networks of interdependencies led her to negotiations, but also often to exclusion. The analysis revealed that even after more than 10 years of immigration to Araucária-PR, Ana's stigmatization still directly influences her life. Being, many times, in an outsider position, the young people experience their culture, in addition to territories and relations that produce sexism, racism and elitism. But education also presented itself as a possibility of accumulating power, reterritorializing itself, and balancing a little more the balance of power of its networks to new social positions.
Collections
- Dissertações [910]