Diagnóstico de problemas e proposição de plano de ação de melhorias em um salão de beleza de Curitiba
Resumo
Resumo : O presente estudo analisou os principais processos de um salão de beleza da região de Curitiba/PR através da aplicação de ferramentas clássicas da administração, gestão de processos e gestão da qualidade, a fim de elaborar um plano de ação de melhorias factíveis na empresa. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, característica de estudos práticos, onde foram realizadas observações e entrevistas. As etapas aplicadas foram (1) revisão de literatura; (2) apresentação da empresa; (3) priorização de processos; (4) observações e entrevistas; (5) mapeamento de processo por fluxogramas; (6) levantamento de problemas processuais; e (7) elaboração do plano de ação de melhorias 5W2H. Tais análises permitiram desenvolver um plano de ações em concordância com os principais objetivos organizacionais, o aumento da qualidade de atendimento e a melhoria da gestão financeira, criando assim um diagnóstico de problemas e um plano com 21 medidas as quais foram construídas junto ao quadro de colaboradores e devidamente priorizadas quanto ao seu potencial impacto nos processos Abstract : The present study analyzed the main processes of a beauty salon in the region of Curitiba/PR through the application of classic administration tools, process management and quality management, in order to elaborate an action plan for feasible improvements in the company. The used methodology was Case Study, usual for practical studies, when observations and interviews were carried out. The steps applied were (1) literature review; (2) company presentation; (3) process prioritization; (4) observations and interviews; (5) process mapping by flowcharts; (6) survey of procedural problems; and (7) preparation of the 5W2H improvement action plan. Such analyzes made possible to develop an improvement action plan in accordance with the main organizational goals, to increase service quality and to improve the financial management, thus developing a diagnosis of problems and a 21 measures-plan which was built together with the staff and duly prioritized in terms of potential impact on processes