Análise e identificação de oportunidades de melhoria em estágio : um estudo do estágio supervisionado do Curso de Engenharia de Produção da UFPR
Resumo
Resumo : O estágio supervisionado está presente na formação acadêmica de diversos profissionais no país integrando o currículo de diferentes cursos de graduação. Considerando a sua notória participação na educação e importância na formação de profissionais, a temática de estágio foi e permanece sendo foco de estudos acadêmicos. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi identificar possíveis oportunidades de aprimoramento para o estágio de um curso de Engenharia de Produção de uma Universidade. Especificamente foi realizada a análise do estágio do curso Engenharia de Produção da UFPR, a partir da análise dos dados do atual formulário utilizado como meio de avaliação de estágio do curso. Com esta finalizada, foram analisadas as respostas obtidas neste formulário referentes aos anos de 2021, 2022 e 2023 e foi realizada a classificação dos três anos através da aplicação dos métodos Fuzzy DEMATEL e VIKOR. A partir dos dados obtidos, identificou-se a necessidade de intensificação da comunicação entre alunos e professores orientadores, a oportunidade de aprimoramento do formulário de avaliação de estágio do curso e a utilização do método Fuzzy DEMATEL e VIKOR para acompanhamento a longo prazo da evolução do estágio. Sendo assim, o presente trabalho resultou na proposição de melhoria para o formulário de avaliação de estágio do curso com a inclusão de novas perguntas e modificação de algumas questões já existentes, o desenvolvimento de uma planilha para os cálculos relacionados os métodos Fuzzy DEMATEL e VIKOR, um painel em Power BI para o acompanhamento dos dados de avaliação do estágio do curso e um manual com os procedimentos e boas práticas para o desenvolvimento de estágio no curso de Engenharia de Produção da UFPR Abstract : The practice of internship is present in the academic formation of many professionals in the country being part of the curriculum of several degree programs. Considering their participation in education and the importance in the professional’s formation, the theme remains the focus of many academic studies. Thus, the focus of this work is to identify improvement opportunities for the internship program of an Industrial Engineering University course, specifically the analysis of the internship program of the Industrial Engineering course of UFPR using the data from the current form of internship evaluation from the course. Therefore, this study analyzed the answers obtained through this form from 2021 to 2023 and classified these three years using the methods Fuzzy DEMATEL and VIKOR. Considering the data, it was found the need of intensify communication between the students and teachers, the improvement opportunity of the forms used by the course and the use of the methods Fuzzy DEMATEL and VIKOR to accompany the evolution of the years of the internship program. So, the present study resulted in the proposition of improvement of the form used by the course, the development of a worksheet for the calculation used in the methods Fuzzy DEMATEL and VIKOR, one dashboard using Power BI for follow-up the data of the internship evaluation and a manual with processes and good habits for the practice of internship in the course of Industrial Engineering of UFPR