A importância de um departamento de marketing eficiente, ágil e adaptável no mundo das startups : um análise de melhorias em uma empresa do setor de pagamentos
Resumo
Resumo : O departamento de Marketing tem grande importância na aquisição de novos clientes e na construção de uma identidade da empresa perante o mercado. A partir de uma série de melhorias implementadas no departamento de Marketing de uma empresa, serão analisados indicadores de desempenho antes e após as mudanças estruturais e estratégicas. A ideia é validar soluções que permitam uma maior eficiência na geração de demanda, na estruturação de equipes e no alcance de metas estabelecidas. Isso será feito através de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, sendo classificado como estudo de caso. O trabalho visa contribuir para o entendimento da importância de um departamento de marketing eficiente em startups e oferecer insights e recomendações para aprimorar a atuação desse setor tão crucial no ambiente empresarial atual visto que as melhorias foram fundamentais na reestruturação da empresa, impulsionando a receita em 46% com um aumento de apenas 11% nos investimentos Abstract : This dissertation explores the significance of an efficient, agile, and adaptable marketing department in startups. It analyzes a company's marketing department, proposes improvements, and evaluates their effectiveness. The research identifies areas for improvement in processes, metrics, and team structure. By implementing strategies aligned with efficiency concepts, the aim is to enhance demand generation, performance and financial return. The evaluation measures the impact using key performance indicators. The study emphasizes the importance of an efficient marketing department in startups, highlighting the need for continuous evaluation and improvement. Overall, an agile and adaptable marketing department contributes to the success of startups