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    E-book como ferramenta de apoio à aprendizagem da experiência do paciente como indicador de qualidade para serviços de saúde

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    R - D - DANIELLE CAROLINE DA SILVA OPAZO.pdf (3.539Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Opazo, Danielle Caroline da Silva
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Introdução: Este trabalho apresenta como Produção Tecnológica o material didático, do tipo e-book, com a finalidade de orientar produto técnico para gestores sendo a experiência do paciente como indicador de qualidade para serviços de saúde em formato e-book. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional para apoiar a equipe de gestores a implantar experiência do paciente como como indicador de qualidade no serviço de saúde. Método: Trata-se de pesquisa metodológica de produção tecnológica, de um e-book orientador para iniciar o indicador de experiência do paciente. Foi desenvolvida em três fases: A fase de desenvolvimento seguiu as etapas: definição da pergunta de pesquisa; coleta das respostas nas bases de dados; organização e análise dos dados coletados; geração de respostas; construção do protótipo, teste do protótipo, ajustes no protótipo e apresentação/divulgação do protótipo. Resultados: Foi produzido uma revisão narrativa para compreender os conceitos de experiência do paciente no mundo sobre experiência do paciente, realizada uma revisão narrativa para estruturar o ebook e conhecer os instrumentos e ferramentas de medidas do indicador experiência do paciente, foi elaborado um e book que compreendeu o seguinte conteúdo encontrado na literatura: A Experiência do Paciente como indicador Qualidade em Serviços de Saúde, fundamentado nas evidências científicas, que abordam os seguintes temas: conceitos de experiência do paciente, políticas indutoras da experiência do paciente como indicador de qualidade em serviços de saúde, a experiência do paciente como indicador para a gestão de serviços de saúde, instrumentos e ferramentas para avaliação da experiência do paciente, ferramentas e instrumentos para avaliar a experiência do paciente, estratégias para implementação da experiência do paciente como indicador, benefícios de uma abordagem centrada no paciente, desafios e oportunidades na aplicação da experiência do paciente. O e-book foi registrado na Câmara Brasileira do Livro e publicado na plataforma Cofenplay®. Conclusão: a tecnologia desenvolvida tem potencial para consolidar a experiência do paciente como um importante indicador de qualidade e de segurança do paciente. Esse indicador não apenas promove uma cultura de dados mais abrangente e incentiva a adoção de práticas baseadas em evidências, como também destaca a experiência do paciente como um elemento essencial na avaliação positiva dos serviços de saúde. É fundamental que os gestores de saúde assumam um papel ativo na promoção de uma experiência positiva, e a participação utilizando instrumentos e ferramentas adequadas para mensurar e aprimorar essa vivência
     
    Abstract: Introduction: Technological development research aimed to develop a technical product for managers, using patient experience as a quality indicator for healthcare services, in e-book format. Objective: To develop an educational technology to support management teams in implementing patient experience as a quality indicator in healthcare services. Method: This is a methodological research project focused on the technological production of a guiding e-book to implement the patient experience indicator. It was developed in three phases: The development phase consisted of the following steps: defining the research question; collecting responses from databases; organizing and analyzing the collected data; generating responses; building the prototype; testing the prototype; adjusting the prototype; and presenting/disseminating the prototype. Results: : A narrative review was produced to understand the concepts of patient experience in the world about patient experience, a narrative review was carried out to structure the e-book and to know the instruments and tools for measuring the patient experience indicator, an e-book was prepared that comprised the following content found in the literature: Patient Experience as an indicator of Quality in Health Services, based on scientific evidence, which addresses the following topics: concepts of patient experience, policies that induce patient experience as an indicator of quality in health services, patient experience as an indicator for health services management, instruments and tools for evaluating patient experience, tools and instruments for evaluating patient experience, strategies for implementing patient experience as an indicator, benefits of a patient-centered approach, challenges and opportunities in applying patient experience. The e-book was registered with the Brazilian Book Chamber and published on the Cofenplay® platform. Conclusion: The technology developed has the potential to consolidate the patient experience as an important indicator of quality and patient safety. This indicator not only promotes a more comprehensive data culture and encourages the adoption of evidence-based practices but also highlights patient experience as an essential element in the positive evaluation of healthcare services. It is essential that healthcare managers take an active role in promoting a positive experience and participation, using appropriate instruments and tools to measure and improve this experience
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99614
    Collections
    • Dissertações [360]

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