A Integração Sensorial como recurso terapêutico ocupacional para a criança com Síndrome de Down
Resumo
Resumo : Este estudo tem como objetivo principal mostrar a prática terapêutica ocupacional para a criança com Síndrome de Down entre 4 e 6 anos de idade. Abordar a Integração Sensorial como recurso terapêutico, o desenvolvimento infantil, bem como da criança com SD, enfatizando as características do desenvolvimento das áreas de desempenho ocupacional significativos à criança, visto que constituem fatores relevantes à prática terapêutica ocupacional pediátrica. A metodologia consiste em revisão bibliográfica não sistemática e sistemática, sendo esta composta de artigos, preferencialmente nacionais, publicados no período entre 1997 e 2007 pertinentes ao tema. A revisão bibliográfica mostra as áreas de desempenho ocupacional nas quais o terapeuta ocupacional atua com crianças. Os resultados da análise apontam: reduzido o número de avaliações padronizadas específicas das atividades cotidianas da criança; maior parte dos estudos realizados consiste em comparativos quanto ao desempenho funcional da criança normal com o da criança com SD; quais instrumentos de avaliação, padronizados ou não, são comumente utilizadas com a clientela em questão; e a utilização da abordagem da Integração Sensorial. Conclui-se através da análise que apesar da efetividade da Integração Sensorial o uso é limitado devido a fatores como avaliações inadequadas frente ao contexto da criança brasileira; que a atuação terapêutica ocupacional muitas vezes restringe-se ao desenvolvimento infantil e ao comparativo entre o desempenho funcional da criança normal com a criança com SD; bem como constata o reduzido número de publicações do terapeuta ocupacional sobre as teorias utilizadas como guia de intervenção e quanto a prática terapêutica ocupacional em si
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- Terapia Ocupacional [16]