A utilização da Integração Sensorial pelo terapeuta ocupacional com a criança autista
Resumo
Resumo : O presente trabalho visa delinear o conceito de autismo e descrever as principais características da criança autista. Busca-se elucidar possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional utilizando o referencial teórico da Integração Sensorial junto a esta população, apontando fatores que denotam a busca da criança autista por estímulos que satisfaçam suas necessidades sensoriais. A metodologia utilizada consiste na revisão de literatura acerca do autismo e da abordagem de Integração Sensorial. As fontes restringiram-se a livros e artigos publicados no período de 1996 a 2008. Empregou-se também a pesquisa de artigos nacionais com vistas a apresentar estudos que mostrem a eficácia desta proposta e/ ou correlacionem as características desta criança com a abordagem da Integração Sensorial. Destaca-se, por fim, a relevância do terapeuta ocupacional com esta clientela utilizando tal abordagem, além da importância dos terapeutas ocupacionais brasileiros documentarem e publicarem acerca de sua prática profissional nesta área de atuação contribuindo para o desenvolvimento do Modelo de Prática com Base em Evidências o qual poderá comprovar através do raciocínio clínico, da análise empírica e da investigação científica a eficácia desta intervenção
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- Terapia Ocupacional [16]