Instrumentos de avaliação das áreas de ocupação para o atendimento pediátrico em terapia ocupacional
Resumo
Resumo : O presente trabalho descreve a atuação do terapeuta ocupacional nas fases da primeira e segunda infância, com ênfase no processo de avaliação do desempenho nas áreas de ocupação. Salienta-se a importância da estruturação do processo terapêutico na abordagem top-down, que centraliza a avaliação no desempenho ocupacional do indivíduo e conseqüentemente o foco de atuação do terapeuta. Objetivou-se destacar a relevância do uso de instrumentos de avaliação padronizados e investigar sua aplicabilidade no cenário nacional. Para tanto, realizou-se revisão de literatura específica em Terapia Ocupacional, entre os anos de 1993 e 2008, além de pesquisa de artigos científicos nacionais em base de dados, revistas e cadernos, no período de 2002 à 2008. A análise da bibliografia consultada possibilitou confirmar a hipótese da existência de instrumentos padronizados de avaliação do desempenho no âmbito internacional, porém a escassez daqueles padronizados para a população brasileira. A discussão dos artigos pontuou a pouca utilização destes testes na prática clínica ou a falta de publicações deste uso e a necessidade do desenvolvimento de novos testes
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- Terapia Ocupacional [16]