Terapia ocupacional escolar : acompanhamento de crianças com sete a doze anos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Visualizar/ Abrir
Data
2008Autor
Oliveira, Andressa Weiss Ferraz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho baseia-se em revisão bibliográfica referente atuação do Terapeuta Ocupacional escolar no acompanhamento de crianças com sete a doze anos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A prevalência do TDAH em crianças escolares situa-se ao redor de 3-6%, e esse número pode ser muito maior em vista da dificuldade de diagnóstico. Sendo esse um transtorno que causa muitos problemas na Área da Educação, devido principalmente as dificuldades apresentadas pelos Sistemas de Ensino no que diz respeito a incluir realmente essa criança e cumprir com sua missão principal; o Processo de Ensino-Aprendizagem. A Terapia Ocupacional entra no contexto escolar visando potencializar a ação dos educadores na busca de solução de problemas, mostrando para a equipe escolar (através de supervisão, consultoria ou intervenção direta) que por trás dos sintomas do TDAH, existe uma criança com os mesmo anseios e necessidades de qualquer outra. Para isso o trabalho trás aspectos referentes ao desenvolvimento da criança de sete á doze, incluindo o papel ocupacional da mesma, em seguida ocorre à caracterização clinica do TDAH e a conduta dessa criança no contexto escolar, finalizando o Processo de Terapia Ocupacional, os métodos de avaliação, bem como o referencial teórico e as possibilidades de intervenção. A pesquisa foi realizada no período de junho de 2007 a março de 2008 e teve como fonte de coleta de dados a biblioteca do Setor de Ciências da Saúde da UFPR e as bases de dados BIREME, LILACS e SCIELO Abstract : This work is based on literature review concerning actions of the Occupational Therapist school in the monitoring of children under seven to twelve years of Trouble diagnosed with Attention Deficit/ Hyperactivity Disorder. The prevalence of ADHD children in school is situated around 3-6%, and that number may be much greater in view of the difficulty of diagnosis. As such a disorder that causes many problems in the Field of Education, mainly because the difficulties presented by the education with regard to incorporate that child and really comply with its main mission, the teaching-learning process. The Occupational Therapy enter in the school aiming to enhance the action of educators in search of solution of problems, showing for the school team (through supervision, advice or direct intervention) that behind the symptoms of ADHD, a child with the same aspirations and any other needs. For this work behind the aspects concerning the development of the child of seven to twelve, including the role of the Occupational then occurs to clinical characterization of ADHD and conduct that child in the school, ending the process of Occupational Therapy, methods of evaluation, and the theoretical reference and the possibilities of intervention. The survey was conducted from June 2007 to March 2008 and had as a source for data collection from the Library of Health Sciences Sector of UFPR and databases BIREME, LILACS and SCIELO.
Collections
- Terapia Ocupacional [16]