Proposta de economia circular para baterias de lítio em veículos elétricos : revisão de literatura
Resumo
Resumo : A produção e consumo de diversos produtos acontecem de maneira linear, onde as matérias primas que são transformadas em produtos acabados são utilizadas e posteriormente descartadas de forma incorreta. Este modelo de economia linear tem sido um ponto de ênfase há alguns anos, uma vez que proporciona ao consumidor produtos com valores mais acessíveis, contudo este sistema não considera que os recursos são limitados. Desta forma, como alternativa para esses fatores, foi criado o modelo circular de produção que apresenta ser a solução propícia para o desenvolvimento sustentável, pois permite a ampliação da gestão de recursos e visa a minimização da extração de matérias primas e a geração de desperdício. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de economia circular para a produção de veículos elétricos especificamente a fase das baterias de lítio, buscando mapear na literatura os modelos de aplicação que envolvem a economia circular, adotando como metodologia uma revisão de literatura nos últimos anos. Através da revisão de literatura, foram identificados dez estudos que abordam o tema de economia circular para baterias de lítio como estratégia de desenvolvimento sustentável. A abordagem mais utilizada pelas publicações foi a revisão de literatura, com 50% dos estudos. Dentre esses trabalhos, três foram selecionados para um maior detalhamento, baseando-se em ferramentas de gestão ambiental como suporte para suas análises. Sendo assim, o resultado da revisão contribuiu significativamente para a literatura sobre economia circular para baterias de lítio em veículos elétricos Abstract : The production and consumption of various products occur in a linear manner, where raw materials transformed into finished products are used and later improperly discarded. This linear economy model has been a point of emphasis for several years, as it offers consumers more affordable products. However, this system fails to consider that resources are finite. As an alternative to these limitations, the circular production model was developed, presenting itself as a viable solution for sustainable development. This model enhances resource management and aims to minimize raw material extraction and waste generation. In this context, the present study aims to propose a circular economy model for the production of electric vehicles, focusing specifically on the battery phase. The objective is to map the application models involving the circular economy in the literature by adopting a methodology based on a literature review from recent years. Through the review, ten studies addressing the topic of the circular economy for lithium-ion batteries as a sustainable development strategy were identified. The most commonly used approach in these publications was literature review, accounting for 50% of the studies. Among these works, three were selected for detailed analysis, based on environmental management tools as support for their evaluations. Thus, the results of the review contributed significantly to the literature on circular economy for lithium batteries in electric vehicles