Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDetro, Silvana Pereira, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorSilva, Danielle Beatriz dapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-18T14:38:37Z
dc.date.available2025-11-18T14:38:37Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99403
dc.descriptionOrientador: Professora Silvana Pereira Detropt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O agronegócio brasileiro possui extrema relevância no mercado nacional, ocupando a marca de principal atividade desenvolvida no país. Para impulsionar parte do crescimento do setor, concessionárias que comercializam equipamentos agrícolas foram convidadas a comentar sobre desafios que enfrentam em suas operações e após uma análise dos temas levantados a indisponibilidade de peças e o pouco conhecimento técnico dos operadores foram assuntos citados pelos entrevistados com grande ênfase. O presente trabalho teve como objetivo recomendar aplicações da indústria 4.0 que pudessem auxiliar na resolução dos problemas encontrados, por esse motivo foi sugerido a implementação da manufatura aditiva e realidade aumentada, na produção dos produtos faltantes e no treinamento técnico de operadores, respectivamente. As ferramentas identificadas fornecem ao concessionário novos cenários de atuação, que possuem como foco fornecer aos clientes boas experiências com a marcapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The Brazilian agribusiness is extremely relevant in the national market, being the main activity developed in the country. To boost part of the sector's growth, dealers that sell agricultural equipment were invited to comment on the challenges they face in their operations and after an analysis of the issues raised, the unavailability of parts and the little technical knowledge of the operators were issues mentioned by the interviewees with great emphasis. This project aimed to recommend Industry 4.0 applications that could help solve the problems encountered, for this reason it was suggested the implementation of additive manufacturing and augmented reality, in the production of missing products and in the technical training of operators, respectively. The identified tools provide the dealership with new performance scenarios, which focus on providing customers with good experiences with the brandpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEquipamento agricolapt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectManufatura aditivapt_BR
dc.subjectTreinamento tecnicopt_BR
dc.titleIdentificação de ferramentas da indústria 4.0 para resolução de problemas em concessionárias do setor agrícolapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples