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dc.contributor.advisorCleto, Marcelo Gechele, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorOliveira, Cauê Pinhata de Andrade Gonzaga dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-11T20:01:23Z
dc.date.available2025-11-11T20:01:23Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99295
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Gechele Cletopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pandemia de SARsCov-2 (COVID-19) apresentou grandes desafios para que as empresas conseguissem se manter competitivas, para isso os meios digitais requereram maior eficiência, demandando tecnologias facilitadoras deste processo. A abrangência do uso de QR Code, Realidade Aumentada e Big Data aliadas a estratégias de marketing omnichannel são alguns exemplos de iniciativas que facilitam o acesso do consumidor aos meios digitais e contribuem com a melhoria da gestão da cadeia de suprimentos das empresas. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa e caráter aplicado e exploratório quanto a seus objetivos, através do estudo de caso de duas campanhas de marketing - realizadas nos anos de 2020 e 2021 - de uma empresa do setor de cosméticos. Este trabalho propõe um conjunto de etapas para implementação das tecnologias QR Code, Realidade Aumentada e Big Data para melhor gestão da cadeia de suprimentos. Como resultado, o estudo apresenta as etapas para implementação das tecnologias e as melhorias decorrentes da implementação, quanto a gestão da cadeia de suprimentos. Novas possibilidades de estudo constam na aplicação das tecnologias em outros setores de atuação como também sobre a parte de criação de cada tecnologia presente no estudo, visto que a criação das tecnologias ficou à cargo dos fornecedores da empresa estudadapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The SARsCov-2 (COVID-19) pandemic presented great challenges for companies to remain competitive, so the digital media required greater efficiency, demanding technologies to facilitate this process. The wide use of QR Code, Augmented Reality and Big Data allied to omnichannel marketing strategies are some examples of initiatives that facilitate consumer access to digital media and contribute to the improvement of companies' supply chain management. The present research has a qualitative approach and an applied and exploratory aspect as to its objectives, through the case study of two marketing campaigns - carried out in the years 2020 and 2021 - of a cosmetics company. This project proposes a set of steps for implementing the technologies QR Code, Augmented Reality and Big Data for better supply chain management. As a result, the study presents the steps for implementing the technologies and the improvements resulting from the implementation, regarding the management of the supply chain. New possibilities of study are in the application of the technologies in other sectors of activity as well as on the part of creation of each technology present in the study, since the creation of the technologies was in charge of the suppliers of the company studiedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentos - Administraçãopt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCosméticos - Indústriapt_BR
dc.titleMétodo proposto de implementaçâo das tecnologias QR CODE, realidade aumentada e big data para melhorias na gestão da cadeia de suprimentos em campanhas de marketing : um estudo de caso em empresa do setor de cosméticospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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