Avaliação cognitiva de pacientes com ataxia espinocerebelar tipo 2 antes e depois de um treino cognitivo virtual
Resumo
Resumo: A ataxia espinocerebelar tipo 2 (AEC2) é uma forma de ataxia autossômica dominante caracterizada por degeneração progressiva do cerebelo e outras estruturas do sistema nervoso central. Esta pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho cognitivo de uma amostra de pacientes com AEC2, antes e depois de um treino cognitivo realizado por meio de uma plataforma digital. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, coleta de dados do prontuário médico, e para avaliação da cognição foram utilizados: Figura Complexa de Rey, Montreal Cognitive Assessment (MOCA-B), Fluência Verbal (Fonética e Semântica), Trilhas A e B, Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI), Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS), Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC), e, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD). Esta pesquisa contou com uma amostra de n=12 pessoas (idade média de 46± 11,51) com teste genético positivo para AEC2, e um grupo controle pareado em idade e escolaridade. Os participantes foram inicialmente avaliados, e disponibilizados um treino cognitivo por meio da plataforma virtual NeuroNation®, o qual eles deveriam jogar três vezes na semana, por aproximadamente 30 minutos, uma vez ao dia. Após 6 meses, os participantes foram reavaliados e comparado os resultados antes e depois da intervenção. Diferenças significativas foram observadas entre os pacientes com AEC2 após a intervenção cognitiva. O treino produziu melhorias estatisticamente significativas na memória de curto e longo prazo (p-valores <.001 e <.05), sugerindo maior eficiência na codificação e evocação de informações. Em contrapartida, as funções executivas apresentaram resultados mistos: houve melhora no domínio de organização, mas piora no autocontrole e no tempo de execução em tarefas atencionais. Não foram observadas melhorias estatisticamente consistentes em atenção ou velocidade de processamento. A pesquisa confirma o potencial de plataformas digitais como ferramentas auxiliares no fortalecimento da memória em pacientes com AEC2, destacando a necessidade de intervenções cognitivas contínuas e individualizadas Abstract: Spinocerebellar ataxia type 2 (SCA2) is a form of autosomal dominant ataxia characterized by progressive degeneration of the cerebellum and other structures of the central nervous system. This research aimed to compare the cognitive performance of a sample of patients with SCA2 before and after cognitive training conducted through a digital platform. A semi-structured interview was conducted, along with data from medical records, and for cognitive assessment, the following were used: Rey Complex Figure, Montreal Cognitive Assessment (MOCA-B), Verbal Fluency (Phonetic and Semantic), Trails A and B, Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI), Barkley Deficits in Executive Functioning Scale (BDEFS), Brief Cognitive Screening Battery (BCSB), and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HAD). This study included a sample of 12 individuals (age 46±11,51) with a positive genetic test for SCA2 and a control group equivalent in age and education. Participants were initially assessed and provided cognitive training through the virtual platform NeuroNation®, which they were to play three times a week for approximately 30 minutes, once a day. After 6 months, the participants were assessed and the results before and after the intervention were compared. Significant differences were observed among patients with SCA2 after the cognitive intervention. The training produced statistically significant improvements in short- and long-term memory (p-values <.001 and <.05), suggesting greater efficiency in the encoding and retrieval of information. In contrast, executive functions showed mixed results: there was improvement in the organization domain but worsening in self-control and execution time on attentional tasks. No consistent statistical improvements were found in attention or processing speed. This study confirms the potential of digital platforms as supportive tools for strengthening memory in patients with SCA2, highlighting the need for continuous and individualized cognitive interventions
Collections
- Teses [79]