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dc.contributorCarassai, Aline Ferrarinipt_BR
dc.contributorMarques, Marcos Augusto Mendespt_BR
dc.contributorSilva, Wiliam de Assispt_BR
dc.contributorKleina, Marianapt_BR
dc.contributorAyub, Danielpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-07T18:30:08Z
dc.date.available2025-11-07T18:30:08Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99214
dc.descriptionAutores: Aline Ferrarini Carassai, Marcos Augusto Mendes Marques, Wiliam de Assis Silva, Mariana Kleina, Daniel Ayubpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Desde a década de 70, quando a produção de biocombustíveis começou a ser incentivada no Brasil, a demanda por etanol vem crescendo como uma alternativa mais acessível ao consumidor. Este consumo progressivo é responsável por guiar diversas políticas ambientais e econômicas adotadas no país e, consequentemente, o preço deste produto. Assim, o objetivo deste artigo foi estimar um modelo de regressão linear múltipla para previsão do preço médio do etanol hidratado vendido nos postos de combustíveis brasileiros. Foram utilizados dados mensais de preços informados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do período de janeiro de 2014 a janeiro de 2018, aos quais foi aplicado o método de Stepwise para estimação do modelo estatístico de regressão linear múltipla. Desta forma, foram selecionadas quatro variáveis preditoras para o modelo de previsão do preço médio do etanol hidratado: volume de produção de petróleo, preço médio de revenda da gasolina, câmbio USD/BRL e preço médio do açúcar no mercado nacional. Com a estimação do modelo de regressão após a retirada de outliers, obteve-se um modelo com R² ajustado de 98,67% e critérios dos testes estatísticos de significância atendidos para um nível de significância de 5%pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Since the 70’s, when the production of biofuels started being encouraged in Brazil, the demand for ethanol has grown as a more accessible alternative for the consumers. This growing consumption has been responsible for determining many of the adopted environmental and economic policies in the country, as well as the product’s price. Thus, the article’s aim was to estimate a model of multiple linear regression to forecast the average hydrous ethanol price, sold in Brazilian gas stations. Monthly data provided by the National Agency of Petrol, Natural Gas and Biofuels (ANP) from January 2014 to January 2018 was used, to which was applied the Stepwise method to estimate the multiple linear regression statistical model. By doing so, four predictor variables were selected to the forecasting model of average hydrous ethanol price: the amount of produced petrol, the average price of gas, the USD/BRL rate and the average price of sugar. Hence, with the estimation of the linear regression model after the withdrawal of outliers, a model with an adjusted R² of 98,67% was obtained. All the statistical criteria were met for a significance level of 5%pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.subjectRegressão linear - Econometriapt_BR
dc.titleAnálise multivariada aplicada ao preço do etanol hidratado praticado no Brasil = Multivariate analysis applied to the price of hydrous ethanol practiced in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeMultivariate analysis applied to the price of hydrous ethanol practiced in Brazilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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