• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016029P1 Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016029P1 Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Rio Miringuava : um rio educador na paisagem socioambiental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CRISTIANE MERI PEREIRA BUENO.pdf (6.154Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Bueno, Cristiane Méri Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nas águas do Rio Miringuava ecoam saberes ancestrais, entrelaçados a conflitos e resistências. Guardião de histórias milenares, mestre da paisagem, o rio ensina, provoca e convida a desvelar narrativas. Ele educa na paisagem e nos chama a perceber sua voz potente e transformadora. Ao assumir o papel de rio educador, o Rio Miringuava se configura como presença marcante e contínua, moldando a paisagem em uma pesquisa viva de pertencimento e experiências significativas. Este estudo teve como objetivo investigar o Rio Miringuava enquanto elemento central da paisagem, ressaltando sua relevância no âmbito da Educação Socioambiental. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e narrativo, buscou promover uma compreensão crítica dos problemas socioambientais, tomando como eixo de análise a percepção do rio na condição de rio educador na paisagem socioambiental. O Rio Miringuava, considerado o maior de São José dos Pinhais, município integrante da Região Metropolitana de Curitiba, nasce na Serra do Mar e deságua no Rio Iguaçu. Seu percurso atravessa áreas rurais marcadas por práticas centenárias de agricultura familiar e por intervenções humanas, como a construção da Barragem Miringuava. O estudo envolveu 20 participantes, entre moradores(as) e professores(as) de comunidades do entorno do rio, bem como de escolas e CMEIs municipais de São José dos Pinhais. Os bairros e colônias contemplados foram: Murici, Antinha, Malhada, Catas Altas, Contenda, Avencal, São Marcos e Jardim Carmem. Evidenciou-se como o rio despertou sensibilização ao promover o diálogo entre saberes e fomentar práticas educativas voltadas à Educação Ambiental e à Educação Socioambiental. O referencial teórico dialogou com autores e autoras da Epistemologia do Sul, em abordagem indisciplinar, nos campos da Geografia Humanista, da Educação Ambiental e da Educação Socioambiental. A análise de dados exigiu interpretação cuidadosa e sistemática dos elementos coletados, respeitando sua natureza subjetiva. Dessa forma, optou-se pela triangulação de dados como estratégia metodológica. Os resultados demonstraram o potencial do rio educador na relação entre sociedade e natureza, valorizando o pertencimento e o olhar atento às paisagens socioambientais. Contribui-se, assim, para a reflexão e os debates sobre a Educação Ambiental em contextos formais e não formais, bem como para a produção de conhecimentos nos processos educativos voltados a uma Educação Socioambiental crítica e transformadora
     
    Abstract: Ancestral knowledge echoes in the waters of the Miringuava River, intertwined with conflicts and resistance. Guardian of ancient stories and master of the landscape, the river teaches, provokes, and invites us to unveil narratives. It educates within the landscape and calls us to perceive its powerful and transformative voice. By assuming the role of an educating river, the Miringuava River establishes itself as a striking and continuous presence, shaping the landscape in a living exploration of belonging and meaningful experiences. This study aimed to investigate the Miringuava River as a central element of the landscape, highlighting its relevance in the context of Socio-environmental Education. The qualitative, exploratory, descriptive, and narrative research sought to promote a critical understanding of socio-environmental issues, focusing on the river’s role as an "educating river" within the socio-environmental landscape. The Miringuava River, considered the largest in São José dos Pinhais, a municipality within the Curitiba metropolitan area, rises in the Serra do Mar mountain range and flows into the Iguaçu River. Its course crosses rural areas marked by centuries-old family farming practices and human interventions, such as the construction of the Miringuava Dam. The study involved 20 participants, including residents and teachers from communities surrounding the river, as well as schools and municipal community centers (CMEIs) in São José dos Pinhais. The neighborhoods and communities studied were: Murici, Antinha, Malhada, Catas Altas, Contenda, Avencal, Barro Preto, São Marcos, and Jardim Carmem. The research highlighted how the river raised awareness by fostering dialogue between knowledge systems and by encouraging educational practices focused on Environmental Education and Socio-environmental Education. The theoretical framework engaged with authors of Southern Epistemology, using an interdisciplinary approach in the fields of Humanist Geography, Environmental Education, and Socio-environmental Education. Data analysis required careful and systematic interpretation of the collected material, respecting its subjective nature. Therefore, data triangulation was chosen as the methodological strategy. The results demonstrated the potential of the educating river in the relationship between society and nature, valuing belonging and a careful focus on socio-environmental landscapes. Thus, this study contributes to reflection and debates on Environmental Education, in both formal and non-formal contexts, and to the production of knowledge in educational processes aimed at critical and transformative Socioenvironmental Education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99116
    Collections
    • Dissertações [83]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV