Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWanzinack, Clóvis, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.creatorCoelho, Larissa Evelyn de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T12:23:45Z
dc.date.available2025-11-04T12:23:45Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99098
dc.descriptionOrientador: Clóvis Wanzinackpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.description.abstractResumo : Embora o número de pesquisas acerca da Saúde Docente tenha crescido nos últimos anos, é necessário aprofundar o tema a fim de apontar melhorias necessárias para as condições de trabalho e qualidade de vida docentes. Isso se faz relevante, principalmente, no período de ensino remoto, visto que, por conta da pandemia causada pela Covid-19, os(as) docentes passaram a lecionar de suas casas. Muitos desses docentes encontraram dificuldades com as novas metodologias que surgiram, o que gerou alguns males à saúde, como o aumento do estresse laboral e da ansiedade. Diante disso, o presente estudo se propôs a descrever o tema "Saúde Docente e Qualidade de Vida no Trabalho", além da percepção em relação às ações docentes desenvolvidas pela instituição onde lecionam e de como o trabalho remoto afetou as condições físicas e emocionais de professores e professoras. Este estudo possui um caráter descritivo, pois, para a obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas com uma amostragem de cinco (5) docentes da UFPR Litoral e foi aplicado um questionário com dez (10) perguntas. As respostas obtidas foram transcritas para utilização no software Nvivo, versão Release 1.4(4). Por meio deste, quantificou-se a frequência e a correlação de palavras mencionadas nas entrevistas para gerar "nuvens" de palavras. Estas representam as palavras em destaque citadas pelos entrevistados, as que apareceram com mais frequência em seus discursos. A apresentação dos resultados possui uma abordagem qualitativa, tendo em consideração que foi realizada análise direta das figuras para a conclusão dos resultados e elaboração da discussão. Por meio dos resultados, constatou-se que alguns docentes entrevistados tiveram piora em relação à saúde mental por conta do trabalho remoto, e outros alegaram estar sofrendo com ansiedade e expressaram a falta de atividade física como um fator de agravamento para a saúde, entre outras adversidades citadas no que se diz a respeito ao trabalho remoto. Por meio dos resultados, observou-se a necessidade, por parte das instituições de ensino, de aperfeiçoar e efetivar projetos de qualidade de vida no trabalho que auxiliem os docentes a priorizar sua saúde física e mental, tendo em vista que enfrentam diariamente excesso de atividades, exaustão, pressão, ausência de estímulo, dentre outros dilemaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Corpo docentept_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleSaúde docente na pandemia : um estudo de caso com profissionais do ensino superior da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoralpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples