| dc.description.abstract | Resumo : Embora o número de pesquisas acerca da Saúde Docente tenha crescido nos últimos anos, é necessário aprofundar o tema a fim de apontar melhorias necessárias para as condições de trabalho e qualidade de vida docentes. Isso se faz relevante, principalmente, no período de ensino remoto, visto que, por conta da pandemia causada pela Covid-19, os(as) docentes passaram a lecionar de suas casas. Muitos desses docentes encontraram dificuldades com as novas metodologias que surgiram, o que gerou alguns males à saúde, como o aumento do estresse laboral e da ansiedade. Diante disso, o presente estudo se propôs a descrever o tema "Saúde Docente e Qualidade de Vida no Trabalho", além da percepção em relação às ações docentes desenvolvidas pela instituição onde lecionam e de como o trabalho remoto afetou as condições físicas e emocionais de professores e professoras. Este estudo possui um caráter descritivo, pois, para a obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas com uma amostragem de cinco (5) docentes da UFPR Litoral e foi aplicado um questionário com dez (10) perguntas. As respostas obtidas foram transcritas para utilização no software Nvivo, versão Release 1.4(4). Por meio deste, quantificou-se a frequência e a correlação de palavras mencionadas nas entrevistas para gerar "nuvens" de palavras. Estas representam as palavras em destaque citadas pelos entrevistados, as que apareceram com mais frequência em seus discursos. A apresentação dos resultados possui uma abordagem qualitativa, tendo em consideração que foi realizada análise direta das figuras para a conclusão dos resultados e elaboração da discussão. Por meio dos resultados, constatou-se que alguns docentes entrevistados tiveram piora em relação à saúde mental por conta do trabalho remoto, e outros alegaram estar sofrendo com ansiedade e expressaram a falta de atividade física como um fator de agravamento para a saúde, entre outras adversidades citadas no que se diz a respeito ao trabalho remoto. Por meio dos resultados, observou-se a necessidade, por parte das instituições de ensino, de aperfeiçoar e efetivar projetos de qualidade de vida no trabalho que auxiliem os docentes a priorizar sua saúde física e mental, tendo em vista que enfrentam diariamente excesso de atividades, exaustão, pressão, ausência de estímulo, dentre outros dilemas | pt_BR |