Consumo midiático e ensino de filosofia na educação básica : a indústria cultural como objeto de análise filosófica por meio da pedagogia crítica da mídia de Douglas Kellner
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem em vista analisar filosoficamente alguns produtos culturais consumidos pelos adolescentes com o propósito de fornecer subsídios para os professores de filosofia da Educação Básica, que tenham por interesse desenvolver seus estudantes a ponto deles poderem se apropriar filosoficamente dos produtos culturais da grande mídia por eles consumidos (filmes, músicas, livros, quadrinhos, séries, jogos de vídeo game etc). O objetivo é partir da diferenciação entre a compreensão do conceito Indústria Cultural da Escola de Frankfurt e do conceito Cultura da Mídia de Douglas Kellner (2001), para entender melhor o que são os produtos midiáticos veiculados hoje em dia, bem como compreender as possibilidades de superação do domínio exercido por tais meios de comunicação sobre os mais jovens. Propõe-se uma prática pedagógica em filosofia que procura oportunizar aos estudantes do Ensino Médio a análise das obras culturais por eles consumidas a partir da aplicação dos conceitos "estetização da política" e "politização da arte" descritos por Walter Benjamin (2012). A prática ainda visa implementar a aprendizagem significativa de Marco Moreira (2011), uma vez que partimos da realidade do próprio estudante. Ao final do processo visamos analisar as possibilidades de praticar uma Pedagogia Crítica da Mídia conforme a teoria de Kellner Abstract: The present research seeks to philosophically analyze some cultural products consumed by adolescents with the purpose of providing subsidies for Basic Education philosophy teachers. Philosophy teachers are interested in developing their students to the point that they can philosophically appropriate the cultural products of the mainstream media consumed by them (movies, music, books, comics, series, video games etc.). The objective is to start from the differentiation between the understanding of the Cultural Industry concept of the Frankfurt School and the Media Culture concept of Douglas Kellner (2001), to better understand what are the media products broadcast today. Also, to understand the possibilities of overcoming the dominance exercised by such means of communication over younger people. A pedagogical practice in philosophy is proposed that seeks to provide high school students with opportunities to analyze the cultural works they consume based on the application of the concepts "aestheticization of politics" and "politicization of art" described by Walter Benjamin (2012). The practice also aims to implement the significant learning of Marco Moreira (2011), since we start from the student's own reality. At the end of the process, we seek to analyze the possibilities of practicing a Critical Media Pedagogy according to Kellner's theory
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