Modelo para análise de não conformidades e elaboração de propostas de melhoria contínua para os problemas de produção de uma indústria de implementos rodoviários
Resumo
Resumo : Com a constante evolução do mundo industrial, fábricas que não investem ou se dedicam na organização, controle e melhoria de seus processos acabam sendo engolidas pela competitividade do mercado. Sabendo disso, o modelo apresentado foi totalmente realizado com as informações providas de uma empresa de fabricação de implementos rodoviários que, possuía um banco de dados não tratados e o registro de todas as não conformidades ocorridas durante o ano de 2023. Com um gap de desempenho que não condiz com suas métricas, a monografia propõe um modelo para análise e identificação de não conformidades e elaboração de propostas de melhoria contínua, onde a identificação foi feita através do tratamento e visualização das ocorrências juntamente com seu grau de gravidade, urgência e tendência nas operações. Após o tratamento destes dados foi constatado duas não conformidades prioritárias: Ordens Abertas (responsável por 67% das ocorrências de não conformidades) e Divergência de Quantidade (responsável por 12% das ocorrências de não conformidades) e, para realizar o desdobramento destes problemas, foi realizado o Diagrama de Ishikawa levantando possíveis agentes causadores de sua causa raiz. Para elaborar as propostas de melhoria contínua, o Método de Análise e Soluções de Problemas foi utilizado juntamente com a elaboração de um Plano de Ação para que seja possível concluir o objetivo inicial e assim, propor um modelo funcional e capaz de ser aplicado no ambiente empresarial Abstract : With the constant evolution of the industrial world, factories that do not invest or dedicate themselves to organizing, controlling and improving their processes end up being swallowed up by market competitiveness. Knowing this, the model presented was fully created with information provided by a road equipment manufacturing company that had an untreated database and a record of all compliances that occurred during the year 2023. With a performance gap that does not match its analyses, the monograph proposes a model for analyzing and identifying non-conformities and preparing proposals for continuous improvement, where identification was made through the treatment and visualization of occurrences together with their degree of severity, urgency and trend in operations . After processing this data, two priority non-conformities were found: Open Orders (responsible for 67% of non-conformity occurrences) and Quantity Divergence (responsible for 12% of non-conformity occurrences) and, to resolve these problems, it was the Ishikawa Diagram was carried out, identifying possible causative agents of its root cause. To develop proposals for continuous improvement, the Problem Analysis and Solution Method was used together with the elaboration of an Action Plan so that it is possible to complete the initial objective and thus provide a functional model capable of being applied in the business environment