Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVilela Júnior, João Américo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherLoris, Luis Henrique A.pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.creatorBottrel, Fernando de Lima Alvarengapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-28T19:54:56Z
dc.date.available2025-10-28T19:54:56Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99018
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Américo Vilela Juniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Luis Henrique A. Lorispt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho descreve o desenvolvimento do DeCarbon, um veículo conceito (concept car) elétrico, leve e aerodinâmico, projetado para atender às exigências da mobilidade urbana e de viagens de médio alcance, com distâncias de até 400 km. O projeto foi concebido com foco em eficiência energética, racionalidade construtiva e sustentabilidade ambiental. O veículo adota motopropulsor totalmente elétrico e configuração de dois assentos em tandem. Uma das premissas fundamentais do projeto é a redução da massa suspensa, obtida por meio da eliminação de dois a três assentos convencionais, da simplificação dos acabamentos internos e da diminuição da área envidraçada. Essa abordagem contribui diretamente para a melhoria do desempenho aerodinâmico e da eficiência energética, além de favorecer a leveza estrutural e a economia de materiais. Os dados obtidos em pesquisas de campo, demonstradas no item desenvolvimento deste trabalho, realizadas no hipercentro da cidade de Curitiba, indicam que 91% dos veículos que trafegam na região em viagens intermunicipais circulam com apenas um ou dois ocupantes. Esse resultado evidencia a viabilidade do DeCarbon como alternativa compatível com esse perfil de usuário, oferecendo uma solução eficiente, econômica e ambientalmente responsável. As características dinâmicas, a aerodinâmica otimizada e a praticidade do modelo o tornam ainda apto a percorrer trajetos intermunicipais com conforto, segurança, desempenho e, sobretudo, eficiência energética. Como resultado, foi desenvolvida uma maquete digital detalhada do DeCarbon, modelada integralmente no software SolidWorks, permitindo a análise tridimensional da estrutura, ergonomia e componentes do veículo. Para complementar a apresentação visual da proposta, foram geradas renderizações realistas com o uso da plataforma de inteligência artificial Hailuo AI, proporcionando uma representação gráfica precisa e impactante da solução desenvolvidapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study presents the development of DeCarbon, a lightweight and aerodynamic electric concept car designed to meet the demands of urban mobility and medium-range travel, with distances of up to 400 km. The project was conceived with a focus on energy efficiency, structural rationality, and environmental sustainability. The vehicle features a fully electric powertrain and a tandem two-seat configuration. One of the core premises of the project is the reduction of suspended mass, achieved by eliminating two to three conventional seats, simplifying interior finishes, and reducing the glazed surface area. This approach directly contributes to improved aerodynamic performance and energy efficiency, while also promoting structural lightness and material economy. Field research conducted in the central region of Curitiba, Brazil, revealed that 91% of vehicles used for intermunicipal trips in that area carry only one or two occupants. This finding underscores the viability of DeCarbon as an appropriate alternative for this user profile, offering an efficient, economical, and environmentally responsible mobility solution. Its dynamic behavior, optimized aerodynamics, and practicality also make it suitable for intercity travel, ensuring comfort, safety, performance, and, above all, energy efficiency. As a final result, a detailed digital model of DeCarbon was developed using SolidWorks, allowing for three-dimensional analysis of the structure, ergonomics, and components of the vehicle. To complement the visual presentation, realistic renderings were generated using the Hailuo AI artificial intelligence platform, providing a precise and impactful graphical representation of the proposed solutionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAutomóveis elétricospt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleProjeto Decarbon : um concept car elétrico desenvolvido para mobilidade urbana e médios deslocamentospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples