| dc.contributor.advisor | Vilela Júnior, João Américo, 1976- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Loris, Luis Henrique A. | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
| dc.creator | Bottrel, Fernando de Lima Alvarenga | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T19:54:56Z | |
| dc.date.available | 2025-10-28T19:54:56Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99018 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Américo Vilela Junior | pt_BR |
| dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Luis Henrique A. Loris | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho descreve o desenvolvimento do DeCarbon, um veículo conceito (concept car) elétrico, leve e aerodinâmico, projetado para atender às exigências da mobilidade urbana e de viagens de médio alcance, com distâncias de até 400 km. O projeto foi concebido com foco em eficiência energética, racionalidade construtiva e sustentabilidade ambiental. O veículo adota motopropulsor totalmente elétrico e configuração de dois assentos em tandem. Uma das premissas fundamentais do projeto é a redução da massa suspensa, obtida por meio da eliminação de dois a três assentos convencionais, da simplificação dos acabamentos internos e da diminuição da área envidraçada. Essa abordagem contribui diretamente para a melhoria do desempenho aerodinâmico e da eficiência energética, além de favorecer a leveza estrutural e a economia de materiais. Os dados obtidos em pesquisas de campo, demonstradas no item desenvolvimento deste trabalho, realizadas no hipercentro da cidade de Curitiba, indicam que 91% dos veículos que trafegam na região em viagens intermunicipais circulam com apenas um ou dois ocupantes. Esse resultado evidencia a viabilidade do DeCarbon como alternativa compatível com esse perfil de usuário, oferecendo uma solução eficiente, econômica e ambientalmente responsável. As características dinâmicas, a aerodinâmica otimizada e a praticidade do modelo o tornam ainda apto a percorrer trajetos intermunicipais com conforto, segurança, desempenho e, sobretudo, eficiência energética. Como resultado, foi desenvolvida uma maquete digital detalhada do DeCarbon, modelada integralmente no software SolidWorks, permitindo a análise tridimensional da estrutura, ergonomia e componentes do veículo. Para complementar a apresentação visual da proposta, foram geradas renderizações realistas com o uso da plataforma de inteligência artificial Hailuo AI, proporcionando uma representação gráfica precisa e impactante da solução desenvolvida | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This study presents the development of DeCarbon, a lightweight and aerodynamic electric concept car designed to meet the demands of urban mobility and medium-range travel, with distances of up to 400 km. The project was conceived with a focus on energy efficiency, structural rationality, and environmental sustainability. The vehicle features a fully electric powertrain and a tandem two-seat configuration. One of the core premises of the project is the reduction of suspended mass, achieved by eliminating two to three conventional seats, simplifying interior finishes, and reducing the glazed surface area. This approach directly contributes to improved aerodynamic performance and energy efficiency, while also promoting structural lightness and material economy. Field research conducted in the central region of Curitiba, Brazil, revealed that 91% of vehicles used for intermunicipal trips in that area carry only one or two occupants. This finding underscores the viability of DeCarbon as an appropriate alternative for this user profile, offering an efficient, economical, and environmentally responsible mobility solution. Its dynamic behavior, optimized aerodynamics, and practicality also make it suitable for intercity travel, ensuring comfort, safety, performance, and, above all, energy efficiency. As a final result, a detailed digital model of DeCarbon was developed using SolidWorks, allowing for three-dimensional analysis of the structure, ergonomics, and components of the vehicle. To complement the visual presentation, realistic renderings were generated using the Hailuo AI artificial intelligence platform, providing a precise and impactful graphical representation of the proposed solution | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Automóveis elétricos | pt_BR |
| dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.title | Projeto Decarbon : um concept car elétrico desenvolvido para mobilidade urbana e médios deslocamentos | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |