Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVilela Júnior, João Américo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.creatorBombardelli, Fernando Diogopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-28T19:49:08Z
dc.date.available2025-10-28T19:49:08Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99017
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Américo Vilela Júniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho realizou uma análise do consumo energético de um veículo a combustão e de um veículo elétrico. A leitura dos parâmetros da injeção eletrônica foi realizada por meio de um adaptador OBD (On-Board Diagnostics) e o mapeamento da rota foi obtido com o sistema de posicionamento global (Global Positioning System). Desenvolveu-se uma modelagem em Python para estimar o consumo, sendo que, para o veículo a combustão, as estimativas foram baseadas no consumo de combustível. Para o veículo elétrico, as estimativas consideraram mapas de eficiência do motor e do inversor. Os resultados evidenciaram uma diferença significativa no consumo entre os dois tipos de motorização, com vantagem para o veículo elétrico. Para um mesmo percurso urbano, o consumo foi de 0,725 kwh para o veículo elétrico, contra 6,333 kwh para o veículo a combustão. No percurso rodoviário, o veículo elétrico consumiu 4,321 kwh, enquanto o veículo a combustão apresentou um consumo de 16,805 kwhpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study conducted an analysis of the energy consumption of an internal combustion vehicle and an electric vehicle. The reading of the electronic injection parameters was carried out using an OBD (On-Board Diagnostics) adapter, and the route mapping was obtained through the Global Positioning System (GPS). A Python-based model was developed to estimate consumption, with the estimates for the internal combustion vehicle based on fuel consumption. For the electric vehicle, the estimates considered efficiency maps of the motor and the inverter. The results showed a significant difference in consumption between the two types of powertrains, with an advantage for the electric vehicle. For the same urban route, energy consumption was 0.725 kWh for the electric vehicle, compared to 6.333 kWh for the combustion vehicle. On the highway route, the electric vehicle consumed 4.321 kWh, while the combustion vehicle recorded a consumption of 16.805 kWhpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAutomóveis elétricospt_BR
dc.subjectEnergia eletrica - Consumopt_BR
dc.subjectEficiencia cientificapt_BR
dc.titleAnálise da eficiência energética e consumo : veículo elétrico e a combustãopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples