Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaula, Bruno Franca dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.creatorMoreira, Paulo Sergiopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-28T19:05:55Z
dc.date.available2025-10-28T19:05:55Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99014
dc.descriptionOrientador: Prof. Bruno Franca de Paulapt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar um problema real de ruído proveniente do compressor em um veículo de passeio. A pesquisa, de caráter experimental, foi realizada com base em dados coletados na empresa A, contemplando duas condições operacionais: a configuração original do sistema e a situação com afrouxamento de meia volta na válvula de expansão termostática (TXV). As medições foram realizadas com o veículo em marcha lenta, utilizando sensores de temperatura, microfones B&K e sistema de aquisição LMS SCADAS. Os resultados indicaram que o afrouxamento da válvula não provocou calço hidráulico e favoreceu a redução da frequência de ciclagem do compressor, contribuindo para a diminuição dos níveis de ruído transmitidos à cabine. Além disso, observou-se maior estabilidade térmica, ampliando o conforto dos ocupantes. A análise evidencia que pequenas intervenções no sistema de climatização podem gerar melhorias significativas em desempenho acústico e eficiência energética. Como continuidade, sugere-se a adoção de válvulas de expansão eletrônicas, que oferecem maior precisão no controle do fluxo de refrigerante e podem contribuir para a evolução dos sistemas HVAC voltados ao conforto térmico e à percepção de qualidade no ambiente automotivopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to evaluate a real-world compressor noise issue identified in a passenger vehicle. The experimental research was conducted based on data collected at Company A, considering two operating conditions: the original system configuration and the scenario with a half-turn loosening of the thermostatic expansion valve (TXV). Measurements were carried out with the vehicle idling, using temperature sensors, B&K microphones, and an LMS SCADAS data acquisition system. The results indicated that loosening the valve did not cause liquid slugging and helped reduce the compressor cycling frequency, contributing to a decrease in the noise levels perceived inside the cabin. Additionally, improved thermal stability was observed, enhancing occupant comfort. The analysis shows that small interventions in the air conditioning system can lead to significant improvements in acoustic performance and energy efficiency. As a recommendation for future developments, the use of electronic expansion valves is suggested, as they offer greater precision in refrigerant flow control and may contribute to the advancement of HVAC systems focused on thermal comfort and perceived quality in the automotive environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectTransportes - Ruídopt_BR
dc.subjectCompressores de arpt_BR
dc.titleRuído de compressor em veículos e passeiopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples